Caminhada reúne comunidade e alunos em prol das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

02/10/2019
Eu Sinto” convidou as pessoas para sentir as dificuldades vivenciadas por pessoas que necessitam de acessibilidade.

Compartilhe este artigo:



Na última sexta-feira (27), cerca de 100 pessoas participaram da caminhada "Eu Sinto" de conscientização em prol das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Balneário Piçarras. O percurso teve início na Secretaria de Educação e seguiu até o Ginásio Campolino Teixeira (Figueirão).

A participação do evento era voluntária e contou com equipamentos, como cadeira de rodas e vendas de olhos, para os participantes se sentirem como as pessoas que necessitam de acessibilidade. A ação também teve a participação dos alunos da Escola Professora Francisca Borba e carro de som.

Um dos principais objetivos do evento que acontece todos os anos, é de mostrar a comunidade em geral, sociedade civil organizada e governo às dificuldades de deslocamento sofridas em calçadas públicas.

A caminhada "Eu Sinto" é a ação de encerramento da Semana Municipal de Conscientização sobre a Acessibilidade instituído pela lei 595/2017.

Padronização de Calçadas

Conforme o Código de Obras de Balneário Piçarras, estabelecido no ano de 2009, pela Lei Complementar nº 7, as calçadas públicas devem ser executadas pelos próprios proprietários de terrenos que possuem pavimentação.

"Estamos elaborando a lei para padronização de calçadas com acessibilidade em nosso município, que contará ainda com o benefício de desconto no IPTU como incentivo ao proprietário", conta a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Deisy Cristine da Silva Martins.

Os moradores que construírem suas calçadas com o padrão estabelecido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável receberão desconto de 10% de IPTU no primeiro ano, após a execução da calçada. O desconto vale também para quem já possui sua calçada nos padrões. Para isso, será necessário requerer o benefício na Prefeitura, após a definição do padrão a ser utilizado.



Informações adicionais a imprensa:
Departamento de Comunicação

Compartilhe: