Delegações desembarcam em Balneário Camboriú nesta sexta, 29, para disputa do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô

02/12/2019
Seleções estaduais acertaram os últimos detalhes ao longo da semana e chegam à Santa Catarina para disputas que acontecerão no sábado e domingo

Compartilhe este artigo:

Santa Catarina será a capital do judô neste final de semana e Balneário Camboriú está pronta para o Campeonato Brasileiro Sênior, competição que será disputada nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, na cidade catarinense, no Ginásio Sergio Lorenzato. As equipes desembarcam nesta sexta, 29, em solo catarinense, para cumprir o credenciamento das delegações, o sorteio das chaves e a pesagem dos primeiros atletas a competir no sábado, 30.

Os 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal estarão presentes na competição mais importante do circuito nacional, o que apimenta a briga pelo topo no quadro geral de medalhas. O torneio, que dá 180 pontos no ranking nacional para cada campeão, será o último do calendário nacional de competições da Confederação Brasileira de Judô e definirá os líderes da temporada 2019.

Na última edição, em 2018, os atletas do Rio Grande do Sul foram até Lauro de Freitas, na Bahia, e colocaram o estado no topo do quadro geral de medalhas masculino, com três ouros e três bronzes. Já o feminino, ficou com a seleção do Rio de Janeiro, que levou três ouros e quatro bronzes.

Mas, outros estados também correm por fora na briga por um lugar ao pódio, como as tradicionais equipes de São Paulo e Minas Gerais, além de novas forças que surgem em outras regiões do país, como as seleções de Norte, Centro-Oeste e Nordeste que, agora, farão o caminho inverso para disputar o torneio nacional no Sul.

Rodolfo Leite, presidente da Federação Maranhense de Judô, acredita que seus judocas farão uma boa campanha no campeonato.

“A expectativa é grande, temos atletas bem treinados e aptos para conquistarem medalhas no Campeonato Brasileiro Sênior”, projeta o dirigente do Maranhão que tem um vice-líder do ranking nacional, o ligeiro Ítalo Carvalho (60kg), lutando para fechar a temporada 2019 em primeiro lugar.

Dos 14 atuais líderes do ranking nacional, 10 estão entre os pré-inscritos: Allan Kuwabara (60kg/SP), Diego Santos (66kg/BA), Julio Koda Filho (73kg/MG), Eduardo Bettoni (90kg/MG), Rafael Buzacarini (100kg/SP) e Juscelino Nascimento Jr (+100kg/MG), no masculino; Maria Taba (52kg/MG), Ketelyn Nascimentoo (57kg/SP), Sarah Nascimento (70kg/MG) e Camila Ponce (78kg/SP). Apenas Guilherme Schimidt (81kg/MG), Gabriela Chibana (48kg/SP), Aléxia Castilhos (63kg/R) e Maria Suelen Altheman (+78kg/SP), líderes em suas respectivas categorias, não lutarão o Brasileiro.

PROGRAMAÇÃO

A agenda do Brasileiro Sênior começa na sexta-feira, 29, com o credenciamento das delegações das 14h às 17h e o sorteio das chaves às 18h.

No sábado, os combates começam pelos judocas dos pesos 48kg, 52kg, 57kg, 60kg, 66kg e 73kg, a partir das 9h. As demais categorias serão no período da tarde após a cerimônia oficial de abertura. As finais serão no domingo, 01, a partir de meio-dia. A entrada é gratuita.

Compartilhe: