ITAJAIENSE É PRÉ-SELECIONADO PARA REPRESENTAR O BRASIL NAS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE ASTRONOMIA

10/09/2019
O estudante frequenta o ensino médio do SESI SENAI de Itajaí. Ele iniciou este mês as provas online para a competição.

Compartilhe este artigo:

Há quatro meses, Josué Marcon, de 17 anos de idade trabalhava com os colegas do Ensino Médio, na construção de um foguete para participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorre paralelamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Na ocasião, o estudante já traçava seus objetivos. “Eu participo de todas essas competições, porque quando eu chegar à faculdade, terei algo para mostrar, não serei totalmente leigo. Quero fazer a prova de física pra me preparar para a profissão que quero seguir e tentar uma bolsa”, contou.

E não é que deu certo? Josué acaba de ser pré-selecionado para disputar uma das vagas nas equipes que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2020, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Josué é aluno do Ensino Médio do SESI SENAI de Itajaí e já ganhou, em outras ocasiões, medalha de ouro e bronze e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática, da qual pretende participar este ano também e ainda pretende competir na Olimpíada de Física.

“O SENAI tem essa missão, de incentivar os nossos alunos, através das aulas teóricas e práticas, a buscarem o caminho profissional que pretendem seguir. No nosso Ensino Médio eles têm todas as oportunidades de participarem destas competições que estimulam o aprendizado e formam os profissionais do futuro”, descreveu o supervisor do Ensino Médio do SESI, Anderson Colla.

Até dezembro, Josué vai passar pela fase online, onde será realizada uma prova por mês, que tem duração de duas horas e sempre aos domingos. A fase online da olimpíada escolar vai classificar os estudantes para as provas presenciais, que ocorrem em março do ano que vem.

Compartilhe: