Pássaro Australiano é registrado em Balneário Piçarras

19/09/2019
Esta é a primeira vez que o atobá australiano é fotografado no território brasileiro.

Compartilhe este artigo:

No último domingo (15), por volta das 13h, foi feito um raro registro em Balneário Piçarras de uma ave típica do sul do Pacífico, mais especificamente da região da Austrália. O atobá australiano (morus serrator) foi avistado a cerca de 15 km da costa, pelo biólogo e ornitólogo Fernando Farias que captou a imagem da ave.

No Brasil, este é o primeiro registro da ave que chega a medir 1,7 metro de envergadura de asa. Fernando guiava um grupo de observadores de pássaros em alto mar quando encontrou e capturou as imagens do atobá australiano.

Segundo Fernando, é muito difícil dizer como a ave apareceu na região. “Provavelmente se perdeu por aqui, porque está muito longe de onde se reproduz e se alimenta”, conta.

As imagens da ave foram publicadas no site Wikiaves e se somou às 230 diferentes espécies de pássaros registrados em Balneário Piçarras. Em junho de 2016, outra ave rara em nossa região também foi fotografada no município. A mariquita-de-perna-clara (setophaga striata), típica do nordeste dos Estados Unidos, foi registrada pela observadora local Danielle Garcia em seu quintal, sendo o primeiro registro da espécie no sul do Brasil. O Brasil é o segundo país no mundo com maior diversidade de espécies e hoje conta com aproximadamente 40 mil observadores, com expectativa de chegar a 100 mil, até o final de 2020.

Nos últimos dois anos, a Secretaria de Turismo participa dos encontros do GT de Turismo da Costa Verde & Mar que incluem encontros sobre incentivo ao turismo de observação de pássaros e pretende, ainda este ano, realizar um evento que reúne observadores de pássaros para um roteiro de observação.

"Observadores tem buscado Balneário Piçarras para birdwatching principalmente grupos que buscam a prática em alto mar. E o incentivo a este tipo de turismo é uma possibilidade de gerar emprego e renda, além de promover a educação ambiental e conservação junto à comunidade", explica a Secretária de Turismo, Susan Corrêa.

Dois locais estão sendo trabalhados e divulgados para a prática de birdwatching em Balneário Piçarras, a Trilha Ecológica Morro do Quininho, na parte rural da cidade e a observação em alto mar de aves pelágicas.

Birdwatching

A Costa Verde & Mar é uma das referências no setor pela infinidade de espécies encontradas. A Região Turística possui por objetivo incentivar a prática do turismo de observação de aves possibilitando geração de emprego aliando a adoção de políticas públicas de conservação. Desde julho, a Costa Verde & Mar tem feito encontros do Grupo de Trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura para fomentar o tema em diversas cidades da região. Balneário Piçarras recebeu o encontro no último dia 17.

Compartilhe: