SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO ESCOLAR PROMOVEU TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE EDUCADORES

09/11/2017

Compartilhe este artigo:

O desenvolvimento tecnológico e, sobretudo, da informação, mudou a forma como enxergamos o mundo, como agimos, como trabalhamos, como vivemos. Não seria diferente no setor da Educação, que precisa constantemente se reinventar para alcançar altos níveis de qualidade. E também é através de um bom modelo de gestão que os bons resultados são alcançados.

Pensando em trocar experiências e difundir conhecimentos, a Câmara Regional do Movimento Santa Catarina Pela Educação - Foz do Rio Itajaí, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), realizou, durante a manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, o Seminário Boas Práticas em Gestão Escolar 2017. O encontro, que ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, reuniu dezenas de educadores e diretores das unidades educacionais do município e da região.

“Foi uma excelente iniciativa do “Movimento” realizar este seminário, pois esta troca de informações e de experiências realizadas dentro das escolas engrandece o dia a dia do gestor, do professor e traz melhorias para o cotidiano do aluno. Foi uma manhã maravilhosa de apresentações e precisamos dar continuidade a este trabalho”, ressalta Roseméri Matiola, Interlocutora do Movimento Santa Catarina Pela Educação na região da Foz do Rio Itajaí. Segundo ela, a intenção é levar o evento para outras cidades da regional, tanto que em 2018, o seminário deve ser realizado em Itapema.

Reunir e apresentar estratégias e instrumentos de gestão para auxiliar os gestores a atingir as metas estabelecidas no seu planejamento, na expectativa de promover a melhoria da qualidade da educação é o grande objetivo do livro Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola, que foi entregue durante o evento para a Secretária Municipal de Educação e para a Gerente da GERED. A publicação foi elaborada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). O evento contou com mais um momento literário, quando também foi entregue o livro “Impressões”, elaborado pelos alunos do SESI/EJA Profissionalizante, da Capital.

Em seguida, os gestores de quatro escolas de Itajaí, apresentaram práticas que são implementadas com eficácia no interior de seus ambientes educacionais, como o Projeto de Monitoria na Escola, da Escola de Ensino Médio Elfrida Cristino da Silva; Outubro Rosa - Prevenção do Câncer de Mama, que foi realizado pela EEB Dom Afonso Niehues; Olhos de águia: visão estratégica na gestão escolar, pela Escola Básica Aníbal Cesar e o projeto: Acolher, motivar e encantar: as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar - desenvolvido com os professores do Centro de Educação Infantil Vereador Otávio Cesário Pereira, pela equipe da diretora, Denise Antenor Domingos.

Segundo ela, o projeto tem como objetivo deixar os educadores constantemente inspirados na sua profissão, através oficinas de saúde, atividades físicas e entretenimento. “Professor motivado acaba levando isso pra sala de aula. Até as faltas deles diminuíram. Toda a equipe escolar acaba interagindo, através dos rodízios que fizemos para que todos possam participar das atividades do projeto”, ressalta Denise.

Maurício César Pereira, vice-presidente regional da FIESC na Foz do Rio Itajaí e presidente da Câmara Regional de Educação, acredita que eventos como o Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar têm de ser incentivados e consolidados em toda a região, sempre com a participação de toda a comunidade escolar. “É isso que almejamos de maneira prática com as atividades do Movimento Santa Catarina Pela Educação. Com certeza os resultados irão aparecer em breve, refletidos na qualidade do ensino oferecido nas escolas catarinenses”, finaliza.

Compartilhe: