Blumenau (SC) terá primeiro parklet a partir de sábado (15)

14/02/2020
Uma vaga de estacionamento foi transformada em um espaço para uso compartilhado das pessoas. Programação de inauguração terá oficinas de horta em casa e acessórios para o carnaval, além de show e foodtrucks

Compartilhe este artigo:


O reencontro com os espaços urbanos e a busca de novas formas de estar em contato com a cidade onde vivemos é uma tendência global. E os parklets são formas simples e sustentáveis de fazer isso acontecer: transformar uma vaga que era dedicada a um automóvel em uma área de convivência aberto e disponível para todos. A partir de sábado (15), Blumenau (SC), terá a primeira iniciativa neste sentido: fica na Rua Eduardo Santos, uma transversal da Rua Antônio da Veiga, na Vila Nova.

A ideia é da Enxame Colaborativo. “Assim como o projeto de uma loja com foco em colaboração, o parklet era um sonho antigo. Víamos outras cidades com esses locais e queríamos muito que os moradores de Blumenau também tivessem essa chance: ocupar um espaço que foi pensado para carros”, diz Maria Eduarda Boaventura, que liderou os processos junto à prefeitura para que o projeto se tornasse viável.

A legislação que regulariza a existência de parklets na cidade está aprovada desde 2010. Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro, foram as arquitetas que apoiaram a regulamentação e hoje assinam, através da Arquiteca Projetos Afetivos, a primeira iniciativa em Blumenau.

Programação de inauguração
Durante todo o mês, algumas oficinas e atividades gratuitas acontecem no parklet para que os moradores conheçam o espaço. Neste sábado (15), a agenda é:

• 10h – Oficina sobre como ter uma horta em casa com o Fellows Farm Studio
• 10h40min – Oficina de acessórios de carnaval para crianças e adultos com o Ateliê da Schueda
• 17h – Duo Acústico com Noise

O parklet não tem nenhuma estrutura fixa de alimentação. A intenção é que o comércio local seja valorizado. Mas, para este dia, os foodtrucks da Ice Churros e Thunderstruck, com hambúrgueres, estarão atendendo ao público.

Compartilhe: