Dia Nacional do Idoso: número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos representa 14,3% da população brasileira

01/10/2019
Em Blumenau a população chega a 12%. Para celebrar e alertar sobre a data, a Unimed Blumenau promove capacitação gratuita para cuidadores de idosos no mês de outubro.

Compartilhe este artigo:

No dia 01 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. Data que visa à reflexão sobre a situação do idoso no Brasil, bem como seus direitos, dificuldades e cuidados. De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente os idosos representam mais de 14% dos brasileiros, ou seja, quase 30 milhões de pessoas. E, em 2030, este número deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

Em Blumenau o cenário não é diferente. Estudos mostram que a cidade conta com mais de 43 mil pessoas com mais de 60 anos, ou seja, mais de 12% da população. Estima-se que em sete anos, este número chegue a 50 mil pessoas, com taxa de longevidade de 75 anos para homens e 83 para mulheres.

“O aumento da longevidade foi um enorme ganho à população, mas o envelhecimento tem impactos importantes na saúde, apontando a necessidade das organizações de saúde, em ofertarem diariamente cuidados e atenção, que resultem em longevidade com qualidade de vida aos idosos”, conta Suzana Detoie Gums Langaro, diretora do Centro de Promoção e Atenção à Saúde da Unimed Blumenau.

Capacitação para Cuidadores de Idosos

Atenta a este cenário, a Unimed Blumenau promoverá no mês de outubro a IX edição da Capacitação para Cuidadores de Idosos. Neste ano serão quatro encontros, que irão acontecer no auditório do Centro de Promoção e Atenção à Saúde – CEPAS todas as segundas-feiras de outubro das 18h30 às 21h30.

“O objetivo da capacitação é oferecer conhecimento e técnicas no atendimento, proporcionando melhor qualidade de vida para o idoso e cuidadores”, informa Fernanda Fumagalli Beduschi, organizadora da capacitação.

Os temas discutidos serão: cuidados básicos de higiene e conforto, prevenção de quedas, mobilização e transferência, prevenção de lesão por pressão, a importância da nutrição do cuidado, ações se houver intercorrências, automedicação e organização e cuidados com medicamentos, atividade física e qualidade de vida e cuidados paliativos. Todos esses temas serão com foco especialmente no idoso.

O público alvo da capacitação são familiares e cuidadores dos beneficiários acompanhados pelos Programas da Unimed Blumenau. Após as inscrições finalizadas para esse público, serão abertas vagas para colaboradores da cooperativa e comunidade em geral.

As vagas são limitadas e podem ser feitas pelos telefones (47) 3331-8770 e (47) 3331-8784. Mais informações através do e-mail sad@unimedblumenau.com.br ou pelo telefone (47) 3331-8770.

Serviço - Capacitação para Cuidadores de Idosos

Local: Auditório do Centro de Promoção e Atenção à Saúde – CEPAS (Rua Frei Fulgêncio, nº 131, bairro Vila Nova, Blumenau).

Data: Dias 07, 14, 21 e 28 de outubro.

Horário: 18h30 às 21h30.

Mais informações: sad@unimedblumenau.com.br ou (47) 3331-8770.

Compartilhe: