Piratuba sedia Fórum Turístico Nacional da Abrajet

05/07/2019
Evento direcionado à jornalistas especializados em turismo, reuniu profissionais de diversos estados brasileiros na Capital Turística do Alto Uruguai Catarinense. Por: Molina Orval - Jornalista RP 4670-SC Fenaj / Abrajet

Compartilhe este artigo:

A ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), realizou a primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional da entidade, no período de 27 a 30 de junho último, na cidade termal de Piratuba, em Santa Catarina. O encontro histórico, reuniu jornalistas de vários pontos do País, inclusive presidentes de 17 seccionais.

Na quinta-feira dia (27), o evento iniciou com uma mostra recreativa cultural de alto nível, um mix dos principais atrativos do Kerb (festa alemã), principal festividade do município. Já na noite de sexta-feira (28), aconteceu a abertura da solenidade, que foi conduzida pelo jornalista Evandro Novak, presidente nacional da Abrajet, que falou sobre o novo momento em que vive a Associação, demonstrando grande prestígio junto ao trade e contou com o apoio de sua esposa, jornalista e membro do Conselho Nacional, Maely Novak. Em seguida aconteceu uma série de palestras, mediada pelo empresário hoteleiro, Wilson Macedo, que marcou os debates do Fórum e homenageou convidados com vinhos finos da cidade de Pinheiro Preto, que é reconhecida como a Capital Catarinense do Vinho, abrindo espaço para a exposição dos incríveis potenciais turísticos com ênfase na Região Sul do país.

Entre os palestrantes, esteve o deputado estadual de Santa Catarina, Ivan Naatz, que é presidente da Comissão de Turismo da ALESC, do jornalista José Carlos D'Ávila do Rio Grande do Sul, além da vice-prefeita de Ponta Grossa (Paraná), professora Elizabeth Silveira Schimidt, que emocionou a todos com a apresentação da região dos Campos Gerais como turismo de potencial. Rodrigo Dolenga, diretor de operações da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Paraná - Regional SC - falou sobre o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro e apresentou um documentário do trabalho de recuperação da "Maria Fumaça" recheado de informações sobre a centenária Ferrovia do Contestado, um trecho de 25 Km na cidade de Piratuba, que fazia parte da grande Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Essa grande ferrovia foi durante anos a ligação entre São Paulo e os estados do sul e motivou a maior guerra cível do País, a Guerra do Contestado.

Representando os prefeitos da região, esteve o prefeito de Pinheiro Preto, Pedro Rabuske. O presidente das Termas Piratuba, Jair Gomes, participou representando as autoridades locais ligadas ao Turismo e elogiou o evento.

Após, foi servido um requintado jantar de confraternização, à moda italiana, oferecido pelo restaurante do Piratuba Park Hotel, que congregou convidados e jornalistas associados.

Na reunião do Conselho Nacional entre outros importantes assuntos da Instituição, que neste ano completou 62 anos, ficou decidido que o XXXVI Congresso Nacional da Abrajet de 2019, será realizado em Petrópolis no Rio de Janeiro, no período de 27 a 31 de novembro.

Os abrajeteanos participaram de dois passeios especiais no sábado. Em um deles os jornalistas visitaram as Termas Piratuba, onde puderam apreciar todos os atrativos do parque hidromineral. No segundo passeio, os profissionais literalmente viajaram no tempo à bordo da Maria Fumaça, um trem centenário, rumo ao passado histórico da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, indo de Piratuba (SC), a Marcelino Ramos (RS) no Rio Uruguai, divisa entre os dois estados, onde os jornalistas foram recepcionados pelo casal de empresários hoteleiros Vannei e Silvana Mafissoni para um city tour nas Termas de Marcelino.

O evento teve como hospedagem dos jornalistas as aconchegantes acomodações do Thermas Piratuba Park Hotel e do Villa das Termas Hotel - as mais destacadas e paradisíacas opções da rede hoteleira da cidade hidrotermal catarinense.

Compartilhe: