7 experiências para vivenciar da cultura da Costa Verde & Mar

01/10/2019

Compartilhe este artigo:

Outubro é sinônimo de festa em Santa Catarina. O estado fica repleto de eventos especiais em comemoração à cultura deixada pelos colonizadores. Área central dos festejos, a Costa Verde & Mar conta com infinitas possibilidades para os visitantes aproveitarem um pouco mais da região entre uma festa e outra. Uma opção é conhecer mais da tradição local vivenciando práticas típicas, com o Tour da Experiência. Para os turistas que querem vivenciar mais das atividades culturais da região, selecionamos atrações especiais:

Tour cultural guiado a pé: fazer uma caminhada com um guia por pontos históricos e culturais do litoral. Com esta experiência o visitante é levado para monumentos, pontos artísticos e tradicionais para despertar um olhar diferente sobre a região.

Local da prática: Balneário Camboriú

Crédito da foto: BC Walking Tour

Fazer a própria cerâmica: renomado artista apresenta o universo da cerâmica aos visitantes e ensina o desenvolvimento de uma peça. Orientados pelo ceramista, os turistas ganham a única oportunidade de desenvolver a arte com um bloco de barro, água, fogo e muita criatividade.

Local da prática: Bombinhas

Crédito da foto: Ateliê Casa da Cerâmica

Produção de artesanato: região que abrange interior e litoral, itens que representam muito a Costa Verde & Mar são escama de peixe, conchas, couro e cerâmica. Os materiais são utilizados nas oficinas em que o visitante aprende a fazer o próprio artesanato. No local é possível aprender ainda a fazer uma Boneca Bayomi, tradição da comunidade quilombola, produzidas por mães para suas filhas.

Local da prática: Balneário Camboriú

Crédito da foto: Encantos da Barra

Oficina de arte: produzir bonecos em argila, fantoches, bordado, ilustração, entre outros. Com essa experiência, até mesmo os que possuem pouca prática se tornam artistas. Um profissional renomado explica detalhes das técnicas e estimula a manualidade e a criatividade.

Local da prática: Porto Belo

Crédito da foto: Espaço Bonequiando

Moda praia com elementos culturais: a Costa Verde & Mar é reconhecida pela produção de moda praia e íntima. Com essa experiência o visitante poderá acompanhar o processo de criação de uma coleção que utiliza elementos da cultura regional. Também emprega o conceito do artesanato “handmade”, feito à mão.

Local da prática: Ilhota

Crédito da foto: Morena Bakana Moda Praia

Passeio cultural e ecológico de buggy: a proposta leva o visitante à vivência da cultura regional. Passa por engenho, oficinas de sambaquis, igrejinha secular, praias e vários outros pontos turísticos que retratam a história local. O passeio conta com orientação de guia especializado e garante ainda muita diversão e aprendizado sobre a natureza.

Local da prática: Bombinhas

Crédito da foto: Agência Laelia

Maior Museu Oceanográfico das Américas: o turista pode desvendar os mistérios dos oceanos com o infinito e raro acervo considerado um dos quatro principais de história natural do Brasil. O local conta também com materiais audiovisuais que tornam a ilustração ainda mais perceptível. A experiência é dividida em alas e cores para dar a sensação de um mergulho pelas profundezas.

Local da prática: Balneário Piçarras

Crédito da foto: Museu Oceanográfico Univali

COSTA VERDE & MAR

Entidade Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.

www.costaverdemar.com.br

www.facebook.com/CostaVerdeeMar

www.instagram.com/costaverdemar.

Compartilhe: