Camboriú é palco da 1ª Mostra: Educando o olhar para o turismo

13/11/2019
Evento aconteceu no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen e contou com a participação de 21 escolas da região

Compartilhe este artigo:

Na manhã desta quarta-feira, dia 13, o Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, Centro de Camboriú, recepcionou a 1ª Mostra: Educando o olhar para o turismo Costa Verde & Mar. Autoridades, professores e alunos puderam apreciar o evento, que é a conclusão do projeto interinstitucional desenvolvido pelo setor de Turismo e Educação das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR).

“É com muita alegria que fazemos parte deste projeto que visa unir forças para potencializar e fortalecer o setor turístico local e regional. Mas principalmente, com foco em aperfeiçoar o olhar da criança, que é o multiplicador da informação, de modo que os próprios moradores também conheçam os atrativos da nossa cidade e da região”, destacou o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.

A mostra contou com a participação de escolas dos municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo, que apresentaram no ginásio um pouco de sua cultura e atrações turísticas. Ao todo 21 escolas participaram do projeto, que oportunizou aos estudantes dos 5º anos maior conhecimento e valorização do turismo local e regional, como um dos impulsionadores da economia e um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento da região no cenário nacional e internacional.

Durante o evento, os alunos das 21 escolas puderam apresentar as atrações turísticas de suas cidades e também conhecer um pouco dos principais atrativos da região. “Foi muito bom conhecer mais a nossa cidade e agora poder participar desta exposição que apresenta também um pouco mais sobre as outras cidades e seus pontos turísticos”, avaliou Gilieder do Nascimento Rocha, aluno da escola de Campo Adolfo Ovídio Coppi, localizada na Estrada Geral do Rio do Meio.

Isabela Luiza Ribeiro Santos, 10 anos, é aluna da escola Domingo José Machado, em Ilhota disse também gostar de participar do projeto. “Antes eu só conhecia as lojas, mas estudando e visitando nossa cidade, conseguimos conhecer bem mais coisas e atrativos, que antes nem sabia que tínhamos”, ressaltou.

Já a aluna Sofia Moreira Kruse, 11 anos, da escola Vereador Paulo Reis, de Itapema, revelou que depois que participou do projeto levou os pais para conhecer atrativos turísticos que eles também não conheciam. “O lugar que eu mais gostei, e que não conhecia, foi o mirante, foi muito legal levar meu pais até lá”, revelou.

O projeto visou implementar ações pedagógicas para a inclusão da temática do turismo no currículo da primeira etapa do ensino fundamental, na rede municipal de ensino dessas cidades. “Foi muito gratificante poder apresentar nossa cidade e reforçar seus atrativos turísticos, para que eles pudessem vivencias essas experiências. Temos crianças que moram em Camboriú, mas não conheciam nossos atrativos turísticos”, comentou a diretora Juciane Schirlei de Souza Giovanella, da escola de Campo Manoel Jason Pereira, localizado na Estrada Geral do Braço, no bairro Braço.

A escola Clotilde Ramos Chaves, do Areias, também participou do projeto, desenvolvendo ainda um concurso de desenho que visou potencializar os principais pontos turísticos de Camboriú. O desenho vencedor estampou as camisetas utilizadas pelos alunos da escola durante o evento.

Compartilhe: