Encontro nacional do Programa Bandeira Azul ocorrerá em Balneário Camboriú

29/03/2019

Compartilhe este artigo:

Balneário Camboriú vai sediar o 12º Workshop Anual do Programa Bandeira Azul. O evento, que ocorrerá em 16 de maio, no Hotel Mercure, reunirá representantes de praias e marinas certificadas e candidatas à certificação do programa. As atividades do workshop seguirão no dia 17 de maio, com visita às praias da cidade.

O workshop auxilia na preparação da documentação necessária para a conquista da certificação e debate assuntos pertinentes ao Bandeira Azul no contexto nacional e internacional. Participam representantes de vários estados e das entidades que integram o Júri Nacional.

O pedido para que a cidade sedie o evento partiu da coordenação do Programa Bandeira Azul no Brasil. “Somos a cidade com mais certificação (com as praias do Estaleiro, Estaleirinho e com a Marina Tedesco). O convite foi um reconhecimento ao trabalho feito em Balneário Camboriú”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

A Bandeira Azul foi hasteada no Estaleiro e Estaleirinho em dezembro de 2018. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Devido ao sucesso do Programa e atendendo a pedidos da comunidade, a temporada Bandeira Azul nas duas praias foi estendida até a Páscoa (21 de abril). No Brasil, foram condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis).

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br

Compartilhe: