Equipe do Semasa de Itajaí conhece Programa Se Liga na Rede

28/05/2019

Compartilhe este artigo:

Na tarde desta terça-feira (28), a fiscal Sanitarista da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), responsável pelo Programa Se Liga na Rede, recebeu colaboradores do Semasa - Companhia de água e saneamento de Itajaí - para conhecerem a estrutura e como funciona o programa que verifica a situação das ligações hidrossanitárias em Balneário Camboriú.

Segundo a fiscal de Obras e Saneamento do Semasa, Georgia Basso e o servidor Christoffer da Silva, presentes na visita, eles possuem desde 2018 um programa semelhante chamado “É Só Se Ligar”, que além de instruir os moradores, inspeciona as ligações de esgoto dos imóveis. “Como o programa em Itajaí é mais recente e acompanhamos os recentes dados positivos das fiscalizações em Balneário, nossa intenção é conhecer, trocar ideias e porque não aplicar lá, o que vem dando certo aqui”, disse Georgia, que pediu para em outro momento, acompanhar as vistorias em campo.

A fiscal do Se Liga na Rede falou sobre a equipe que atua no programa; das etapas das vistorias que são divididas em três: inspeção, reinspeção e fiscalização; quais os testes que são realizados, como de fumaça e corante e o uso da vídeo inspeção - com auxílio do robô quando é necessário. “Nosso trabalho é verificar se onde há rede coletora de esgoto, os imóveis estão conectados corretamente. E em caso de irregularidade, seja na ligação da rede de esgoto, pluvial e inadequação ou inexistência da caixa de gordura, tomar as medidas cabíveis, conforme a lei”, relatou.

Beatriz também comentou sobre as legislações sanitárias que entraram em vigor no início deste mês e tornaram mais rigorosa a legislação que trata das ligações irregulares de esgoto, com prazos mais curtos e multas maiores; a obrigatoriedade de uma Declaração de Regularidade Sanitária para as edificações (multifamiliares); e a possibilidade de financiamento para as ligações em imóveis, realizada pela Emasa.

Sobre o Se Liga na Rede

O Programa Se Liga na Rede, responsável por verificar a situação das ligações hidrossanitárias em todos os bairros da cidade, realizou 7.178 vistorias de janeiro a abril de 2019. As fiscalizações acontecem diariamente, com teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. Desde 2017, as fiscalizações foram intensificadas e em novembro de 2018, a Emasa começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 62 lacres individuais e uma rede danificada, com mais de 100 contribuições, que acabava lançando esgoto diretamente na drenagem pluvial, tendo como destino final o Rio Marambaia.

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.

Compartilhe: