Fiscalização nas praias e barreiras sanitárias foi intensa no final de semana

26/07/2020

Compartilhe este artigo:

Neste fim de semana, uma grande operação contra a disseminação da Covid-19 foi realizada em Balneário Camború. Cerca de 100 pessoas, entre guardas municipais, policiais militares, agentes de trânsito, bombeiros militares e voluntários, fiscais de postura, vigilância sanitária e servidores municipais participaram da ação, que resultou em mais de 4 mil abordagens nas praias, barreiras sanitárias e comércios.

Em todas as praias da cidade, a fiscalização atuou no impedimento de aglomeração de pessoas, da prática de esportes coletivos e na obrigatoriedade do uso de máscaras. Na Praia Central, no passeio público, pontos de fiscalização foram colocados ao longo da orla, além de patrulhamento constante na faixa de areia.

No total foram feitas 2050 orientações, sendo que as principais foram com relação ao uso de máscaras por ciclistas e pedestres, tanto na faixa de areia, como nas calçadas; pratica esportiva irregular na faixa de areia, aglomerações de pessoas, cachorro na faixa de areia e orientações a estabelecimentos.

A equipe de fiscalização do comércio interditou dois estabelecimentos por sete dias. Eles também foram multados em R$ 5 mil, cada um, por descumprir as medidas sanitárias impostas pelo decreto nº 9.999. Os estabelecimentos ficam na Avenida Atlântica e na Rua 1.822.

Pelas Barreiras Sanitárias instaladas na Avenida do Estado e Rua 3.300 foram abordados 2.707 carros com 5.657 pessoas. Dessas, 13 apresentaram sintomas leves para a Covid-19 e foram orientadas a buscar a Unidade de Saúde mais próxima.

"A nossa avaliação é de que a operação foi eficiente quanto à orientação e consientização das pessoas sobre o uso de máscaras. Foi fundamental a participação dos diversos setores da prefeitura e das forças de segurança, o que permitiu maior presença de fiscalização em diferentes pontos e acabava inibindo as pessoas de circularem sem máscaras. Percebemos que cerca mais de 95% das pessoas estavam usando esta proteção", observou o comandante da Guarda Municipal, Antônio Afonso Coutinho Neto.

"Foi uma ação bastante positiva devido à união de diversos setores. Quanto à fiscalização do comércio precisamos destacar que a grande maioria vem respeitando as regras de funcionamento, colaborando e fazendo sua parte", disse o diretor de Fiscalização de Obras, Planejamento e Posturas, Matheus Rafaeli.

Compartilhe: