SESI SENAI PROMOVE EVENTO ONLINE COM O TEMA: NORMAL É SER DIFERENTE

26/08/2020

Compartilhe este artigo:

Somos normais porque, ao mesmo tempo, somos diferentes, cada pessoa com as suas vontades, predileções, desejos e objetivos. Com essas palavras o SESI de Itajaí, por meio da Escola de Jovens e Adultos – EJA abriu a Semana da Valorização das Diferenças e, promove no próximo dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo, um evento online com o tema: Normal é ser diferente!

O encontro contará com a participação da professora de educação especial e pedagoga, Ruth Rodrigues Guetten, que vai abordar a trajetória da Inclusão na Educação e como funciona o atendimento educacional especializado nas instituições; com a psicóloga Giani Ester Munhoz, que vai falar para os participantes sobre a anamnese e a importância de procurar atendimento; além disso, também haverá um debate com a Gerente Regional da Viacred (empresa parceira do evento), Luciana Brick Pereira, que vai apresentar a abordagem da cooperativa em relação a inclusão no mercado de trabalho e com a Professora Liliane Santos Queiroz, formada em Letras, Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária, que atua na EJA do SESI SENAI de Itajaí e na rede estadual de educação com LCT - Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. A professora vai explicar o projeto que vem sendo desenvolvido pela instituição em Itajaí e região.

“Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que não deve haver preconceito com relação as pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial, pois elas podem, dentro das suas limitações, realizar uma série de atividades, mas elas precisam de oportunidade”, contou a Coordenadora Pedagógica e de Qualidade Educacional, do SESI SENAI de Itajaí, Renata Teixeira Marins.

O encontro online contará ainda com a exibição de vídeos educativos com o tema inclusão, oficina de libras onde os participantes poderão aprender algumas dicas de comunicação e haverá também alguns convidados especiais que contarão um pouco de suas experiências para “driblar” o preconceito.

O evento “Normal é ser diferente!”, inicia às 18h30. s participantes podem ter acesso ao evento gratuitamente através do link: https://forms.gle/SEGR42u5D8tsjqdN7

PROGRAMAÇÃO:

18:30 – Acolhimento e apresentação da Equipe da EJA

18:45 - Abertura com a professora Yara Cristina Imhof, formada em Letras e Literatura, especialista em gestão escolar e educação especial, atuante na EJA do SESI SENAI de Itajaí com LCT - Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

19:00 – Apresentação da professora convidada Ruth Rodrigues Guetten. Professora de educação especial e pedagoga.

Assunto: A trajetória da Inclusão na educação e como funciona o atendimento educacional especializado nas instituições de ensino;

19:30 – Vídeo do Porco espinho (visão de inclusão)

19:35 – Apresentação da psicóloga convidada, Giani Ester Munhoz.

Assunto: A anamnese e a importância de procurar atendimento;

19:50 - Depoimentos:

*Daiani Quirino Dantas - Designer de Interiores e acadêmica do curso de Letras Literatura, mãe Do Vicente, 8 meses, e do João Pedro, 12 anos, este teve paralisia cerebral pós-parto.

*Helen Daiane Oliveira da Silva - Professora de Matemática, Engenheira Civil, especialista em Educação Especial, educação ambiental e EJA. Mãe do João Lucas, 3 anos de idade, autista.

*Patricia Alves de Oliveira da luz - Professora, formada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura, Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. A professora nasceu com má formação congênita na perna direita, aos 14 anos precisou amputar o pé e faz uso de uma prótese.

*Yara Cristina Imhof - Professora, formada em Letras e Literatura, especialista em gestão escolar e educação especial, atuante na EJA do SESI SENAI de Itajaí com LCT - Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. A professora é mãe de três filhos, Cauê, Sofia e Vinícius, que é portador da síndrome do X-Frágil.

20:30 – Vídeo sobre a síndrome de Down

20:35 – Apresentação da Gerente Regional da Viacred, Luciana Brick Pereira e da professora Liliane Santos Queiroz, formada em Letras, Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária, atuante na EJA do SESI SENAI de Itajaí e no Estado com LCT - Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

Assunto: Abordagem da Viacred em relação a inclusão e o projeto desenvolvido com o SESI SENAI

21:00 – Apresentação da pedagoga convidada, Suélen Cristine Camacho.

Assunto: Cursos na área de Libras e Educação Especial.

A pedagoga trabalha na área desde 2012 com Oficina de libras

21:10 – Dinâmicas de inclusão com os participantes:

- Descobrir a frase sem áudio;

- Desenho sem câmera;

- Escrever sem uma mão;

21:30 – Encerramento – os participantes serão convidados a enviarem aos grupos das turmas fotos, depoimentos ou vídeos sobre experiências de convívio com PNEs

Compartilhe: