Artistas invadem Avenida Paulista para conscientizar sobre esquizofrenia

16/10/2019
Conscientização sobre Esquizofrenia

Compartilhe este artigo:

Artistas invadem Avenida Paulista para conscientizar sobre esquizofrenia

Performance audiovisual toma conta da Avenida Paulista para conscientizar sobre Esquizofrenia

Artistas utilizam a cidade como cenário para falar sobre a importância de tratar corretamente a doença e esclarecer estigmas relacionados ao tema

No próximo dia 17 de outubro, a partir das 18h30, a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, e a dupla VJ Suave levarão arte para a Avenida Paulista com intuito de chamar atenção para a realidade e as necessidades dos pacientes convivendo com a esquizofrenia.

A ação terá início na Praça Oswaldo Cruz e percorrerá alguns quarteirões até chegar ao prédio da Gazeta.

Por meio de seus personagens animados e “Suaveciclos” -- triciclos que projetam grafite digital nas paredes --, a dupla formada pelos irmãos Ceci Soloaga e Ygor Marotta busca criar, por meio de narrativas curtas, um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real.

As animações projetadas em movimento, desde 2009, fazem a narrativa ganhar vida e são desenvolvidas a partir de desenhos feitos a mão e projetados de acordo com a arquitetura do espaço, iluminando paredes, árvores, prédios e diferentes superfícies da cidade.

“Doenças mentais ainda são um tabu para a sociedade e queremos, por meio de nossa arte, interagir com o público e mostrar que precisamos falar sobre isso, sem medo”, explica a dupla Ceci e Ygor.

Idealizada pela Janssen, a iniciativa faz parte da Campanha “Ouçam Nossas Vozes”, que visa conscientizar, de maneira lúdica, sobre a esquizofrenia, levando informação de qualidade para a população de modo a reduzir os estigmas relacionados às doenças mentais.

“Com essa ação, queremos mostrar que a esquizofrenia deve ser vista como uma doença crônica, como diabetes ou hipertensão, e que precisa ser corretamente diagnosticada e controlada para que o paciente possa levar uma vida socialmente ativa, trabalhar e estudar”, explica Graziela Lanzara, Líder da área médica para neurociências, virologia e doenças raras na Janssen.

A esquizofrenia é uma doença crônica ainda muito estigmatizada que afeta cerca de 1% da população mundial.

No Brasil, a enfermidade atinge cerca de 1,6 milhões de pessoas[i]. Consiste em um transtorno mental complexo caracterizado por distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem, comportamento e consciência do “eu”.

Os sintomas podem incluir alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não existem) e delírios (falsas crenças mantidas mesmo quando há provas que mostram o contrário.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a enfermidade é considerada a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida entre a população de 15 a 45 anos de idade.

A patologia geralmente tem início entre o fim da adolescência e o começo da vida adulta. Estima-se que entre 40 a 71% dos pacientes não seguem corretamente o tratamento.

“A falta de adesão ao tratamento é o maior desafio para a recuperação de pacientes com esquizofrenia, pois quando não tratam corretamente a doença, ocorrem recaídas que agravam o quadro”, explica o Dr. Cristiano Noto, médico psiquiatra da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

SERVIÇO

Performance para conscientização sobre Esquizofrenia
Data: 17 de outubro de 2019
Horário: 18h30 às 20h30
Local: A ação terá início na Praça Oswaldo Cruz/Japan House (Próximo ao shopping Pátio Paulista) e terminará próximo ao prédio da Gazeta (Av. Paulista, 900)
Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista - São Paulo, SP

Compromisso Janssen com a Neurociência

A Neurociência está diretamente ligada à história da Janssen. Nos anos 50, o fundador da companhia, Paul Janssen, foi quem criou o primeiro antipsicótico que permitia o tratamento de pacientes em casa.

Antes dessa descoberta, os tratamentos contra a psicose existentes eram associados a significativos efeitos colaterais.

Sobre a Janssen

Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado.

Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares.

Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão.

Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; e Cardiovascular e Metabolismo.

Para saber mais, acesse www.janssen.com/brasil.

Siga a Janssen Brasil no Facebook e no LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma das Empresas Farmacêuticas da Johnson & Johnson.

Leia ainda Desemprego atinge 12,6 milhões de pessoas

Compartilhe: