Balneário Camboriú conquista Selo Bronze da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

01/06/2020

Compartilhe este artigo:

Em meio à pandemia de coronavírus e diante de ações cada vez mais eficazes para proteger a população idosa, considerados grupo de risco, Balneário Camboriú começou a semana com uma excelente notícia. Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, conquistou oficialmente o Selo Bronze da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A adesão à Estratégia foi assinada pelo prefeito Fabricio Oliveira no dia 3 de abril de 2018, com a efetivação da primeira etapa do Selo Adesão (verde).

No cenário nacional, Balneário Camboriú é a segunda cidade a conquistar o Selo Bronze, e a primeira no Estado de Santa Catarina. Para alcançar este mérito, a cidade passou por todas as fases da segunda etapa do Selo Plano (azul), entre elas, a capacitação da estratégia, realização de diagnóstico feito em parceira com o Instituto Federal Catarinense e realização do Plano Municipal da Estratégia.

Para conquistar então o Selo Bronze, a cidade discutiu o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, junto à população idosa do município. Depois, seguiu o processo com a aprovação do Projeto de Lei do plano e sanção do prefeito. A quarta fase foi a divulgação da lei nos veículos de comunicação. Cumprindo todos os critérios, Balneário Camboriú sela um grande momento, com a conquista do Selo Bronze.

Prefeito Fabricio Oliveira ressalta ainda que a cidade já está entre as cinco brasileiras em todo o mundo certificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "Cidade Amiga do Idoso".

"Este é mais um reconhecimento às políticas dedicadas ao idoso em nossa cidade, que se soma ao título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Mundial de Saúde, entre outras distinções que o Município recebe em razão do compromisso com a atenção voltada às pessoas nessa e em outras áreas abrangidas pelo Programa Abraço”, declara.

Ao todo, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), mantém 36 oficinas que oferecem diversas atividades ao público da terceira idade. Durante a pandemia, os trabalhos não pararam e foram mantidos os atendimentos e projetos on-line, aproximando os idosos apesar do período de quarentena.

Sobre a Estratégia Amiga do Idoso
Trata-se de um conjunto de iniciativas que têm por objetivo melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos e evitar seu isolamento. Por meio da estratégia, o governo federal incentiva as cidades a promoverem ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente dos mais vulneráveis.

A Estratégia divide-se em etapas, que vão desde a adesão do municípios, criação de conselhos, realização de diagnósticos, até a elaboração de planos municipais e de legislação que apoiem a execução de ações voltadas para um envelhecimento saudável da população local.

Cidade Amiga do Idoso
Balneário Camboriú está entre as cinco cidades brasileiras no mundo certificadas com o registro de Cidade Amiga do Idoso. As cidades que conquistam este título adaptam suas estrutruras e serviços para que sejam acessíveis a idosos e ainda, promovem a inclusão dessa faixa da população. Este reconhecimento é dado pela OMS para cidades que apostam no envelhecimento ativo e saudável.

________________
Informações adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300

Compartilhe: