Lançamento do Porto Literário tem visita surpresa de Dedé Santana

04/08/2017
Secretaria da Educação lança na Câmara de Vereadores a quarta edição do maior evento literário de Barra Velha, confirmado para outubro deste ano; surpresa ficou por conta da visita do eterno trapalhão Dedé Santana

Compartilhe este artigo:

A Câmara de Vereadores de Barra Velha sediou no dia 31 de julho, o lançamento da edição 2017 do Porto Literário, evento da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura barra-velhense que entrará na sua quarta edição consecutiva no próximo mês de outubro. Nessa prévia da edição 2017, destinada aos professores locais, o destaque foi para a presença da Academia de Letras do Brasil - seccional Barra Velha, que se firmou como parceira do evento, acompanhada de escritores da Academia de Letras do Brasil - seccional Santa Catarina, com cerca de 40 escritores presentes, entre elas, a presidente Apolônia Gastaldi.

A edição durou o dia todo, e já pela manhã, lotou o Plenário Getúlio Bittencourt com professores e escritores, além de estudantes e da presença dos vereadores Marcelo Nogaroli (PMDB), Doutor Jorge Borghetti (DEM) e do Professor Juliano Bernardes (PMDB), ele mesmo integrante da Academia de Letras do Brasil, seccional Barra Velha. Segundo a secretária Rosemary dos Santos Silva, titular da Educação local, a parte da manhã foi destinada à presença dos professores da educação infantil; e à tarde, são os educadores do 5° ao 9° ano que marcam presença. O evento propriamente dito acontece nos próximos dias 23 a 27 de outubro.

No lançamento, o vereador Juliano Bernardes fez um discurso em que falou na condição de educador, sobre a importância do estímulo à leitura e à escrita. Ainda citou Monteiro Lobato, a própria Apolônia Gastaldi e declamou poemas. Já Marcelo Nogaroli enfatizou a importância do trabalho que acontece em Barra Velha por parte da Academia de Letras do Brasil, seccional Barra Velha, e Doutor Jorge enalteceu a figura do professor, lembrando que por mais alto que chegue uma pessoa em sua graduação – seja ela especialista, mestra ou doutora, é necessária sempre a figura do professor.

Dedé marca presença


Uma surpresa foi reservada pelo prefeito Valter Zimmermann (DEM) a quem estava no lançamento do Porto Literário pela manhã: a presença do humorista Dedé Santana, do clássico "Os Trapalhões", em visita a Barra Velha. Dedé foi aplaudido por todo o público do Porto Literário, falou sobre sua vida e trajetória, além de detalhar a emoção de participação da gravação da nova trupe de “Os Trapalhões”, a qual está no ar pelo canal Viva e voltará dia 17 de janeiro às telas da TV Globo.

A visita de Dedé aconteceu a convite do prefeito Valter. O humorista está reforçando a divulgação da Festa Nacional do Pirão, que terá sua 21ª edição no próximo feriadão do dia Sete de Setembro em Barra Velha.

Compartilhe: