Origem do nome de Camboriú

16/03/2020

Compartilhe este artigo:

Neste 3º dia da Camapnha de resgate da história de Camboriú vamos contar as teorias que deram origem ao nome da cidade. Você conhece uma delas?

Há várias teorias sobre o significado da origem do nome de Camboriú. o Em 1779, antes da fundação foi chamada de Camboriasu, Camborigu-assu, até chegar a uma referência de Henrique Boiteux como Camborihu.
De acordo com a origem popular, o nome é atribuído devido a uma grande curva do rio; os moradores diziam que era ali onde “camba o rio”.
Outra hipótese é a de que a origem indígena é baseada no formato do relevo da Pedra Branca, vista de vários pontos da cidade. Essa montanha está a noroeste da cidade, do outro lado da BR 101. O relevo tem o formato de um seio de mulher. Cambu, significa mamar e Ryry, que é igual a Ruru e que é igual a Riú, significam recipiente de mamar, ou seja, seio.

Já a teoria do padre Raulino Reitz fala sobre mapas antigos que assinalavam o nome Rio Camboriú antes do povoamento europeu; a palavra teria origem tupi, formada pela aglutinação das palavras “Cambori”, que significa robalo, um certo tipo de peixe, e do sufixo “u”, significando criadouro, comedouro, habitat. Considerada a hipótese, Camboriú significa “onde há robalo” ou “criadouro de robalo”.
Há também outra explicação, a melhor tradução do topônimo Camboriú, de etimologia tupi-guarani é Rio das Pequenas Camboas. Camboa como sinônimo de cerca fixa com varas e talas, cerca natural. O Tipo geográfico do rio era ideal para esta técnica de pesca, “rio das pequenas camboas”.
Aí estão as várias teorias. De qual você já ouviu falar? Deixe seu comentário.
A foto mostra a montanha em forma de recipiente de mamar, vista do bairro da Barra, com o rio Camboriú logo a frente.
Fontes: historiador José Angelo Rebelo, Arquivo histórico de Camboriú e da obra “Camboriú e Balneário Camboriú”, de Isaque de Borba Corrêa.

Compartilhe: