Polo de Atendimento para alunos com Altas Habilidades é inaugurado em BC

06/11/2019

Compartilhe este artigo:

Na manhã desta quarta-feira (06) o Município inaugurou o Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação. O novo espaço fica localizado na Rua Brusque, entre as 5ª e 6ª Avenidas – Bairro dos Municípios. Ligado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, o local será encarregado de atender alunos da Rede Municipal com avaliação clínica e pedagógica ou em investigação para as altas habilidades ou superdotação.

Na cerimônia de inauguração o prefeito Fabrício Oliveira destacou a importância do polo para a educação inclusiva na cidade. “Reconhecer as habilidades de alunos que frequentam nossas unidades é essencial para fortalecer a identidade saudável, a personalidade e o emocional das crianças. Pequenos gestos geram na criança a informação de quem ela é, do que ela pode e do que ela merece, sendo esse um papel fundamental que precisamos exercer na cidade”, disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Altas Habilidades da Fundação Catarinense de Educação Especial, Andrea Panchinick, ao inaugurar o polo, a cidade se tornou referência na área. “Quem é pioneiro se torna referência, e Balneário Camboriú está saindo na frente nessa área. Tenho certeza de que a Fundação sempre apoiará a implantação desse serviço”, enfatizou.

Dentre as características observadas em crianças superdotadas estão elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de determinado interesse. Juliana Andreata Faber é mãe de dois alunos já diagnosticados. Gabriel e Mateus participaram da inauguração com uma apresentação musical. “Com quatro anos eles já sabiam ler e escrever. Eles tinham problemas de comportamento na sala de aula e foi difícil detectar a superdotação. Descobrimos apenas ano passado, depois que iniciaram aulas de música e demonstraram facilidade na área. Por isso locais como o polo são importantes nesse processo”, conta.

O Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação fará o suporte no contraturno escolar dos estudantes, uma vez por semana. Por enquanto, dez alunos da Rede Municipal já fazem parte do quadro de atendimentos, que conta com atividades próprias para a demanda educacional de cada criança, respeitando e estimulando o potencial de cada um. “A secretaria está comprometida em fazer acompanhamento com os docentes nas escolas, a fim de que mais alunos com essas características sejam diagnosticados e recebam atendimento pedagógico adequado no polo”, completou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

_____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Compartilhe: