Vokkan Urbanismo leva universitários para estágio no maior escritório de arquitetura do país

07/11/2019
Prêmio foi desenvolvido em parceria com a UniAvan e equipe vencedora projetou banco de praça em formato de flor.

Compartilhe este artigo:

Proposta inovadora que proporciona a convivência com a natureza e com as pessoas em espaços públicos, o “Flower”, um banco de praça inspirado em uma margarida, foi o projeto vencedor do concurso “Viva Vokkan – Urbanismo que aproxima as pessoas”, promovido pela Vokkan Urbanismo em parceria com a UniAvan, que tinha como objetivo incentivar os universitários a criar um mobiliário urbano criativo. A proposta é estudar a viabilidade da aplicação do projeto no primeiro empreendimento da Vokkan, em Porto Belo.

Os vencedores do concurso, divulgados na última semana, são Geziel Vargas Fuhr, James Bittencourt, Michel Parizotto e Fabio Roberto Nascimento, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo viram na iniciativa a oportunidade de testar a criatividade aliada à democratização e à educação em ciência e tecnologia, que atraiam a atenção de crianças e adultos e que atendam às necessidades de lazer ativo em um espaço público.

De acordo com o regulamento do concurso, os participantes deveriam seguir as diretrizes das normas de acessibilidade, ergonomia e desenho universal para projetar o mobiliário urbano. “Nosso base de inspiração foi trabalhar com a leveza e a beleza de uma margarida. A proposta era de que cada assento produzisse um movimento oposto em cada usuário, como uma gangorra”, explica Geziel Vargas Fuhr, integrante da equipe vencedora.

As pétalas foram projetadas a partir de assentos para hidroterapia, o que permitiu maior conforto ergonômico. O projeto também contemplou iluminação com cromoterapia e no entorno da flor assentos duplos que se parecem como filhas caídas. “Na paginação do piso, vista de cima, foram idealizadas canaletas de água em curvas, simbolizando o vento empurrando essas folhas. A equipe levou cerca de 50 horas para desenvolver o ‘Flower’. Quero fazer um agradecimento a todos os estudantes de arquitetura e urbanismo que se dedicaram e engajaram para a conquista do prêmio”, ressalta, em nome do time.

Prêmio é uma semana de estágio no escritório de Jaime Lerner

A equipe vencedora do concurso #VivaVokkan – Urbanismo que aproxima as pessoas” ganhou uma semana de estágio no escritório de Jaime Lerner, em Curitiba, o maior escritório de arquitetura do País e referência para universitários e profissionais. “Gostaria de parabenizar todas as equipes que participaram do concurso pelos trabalhos criativos, com ampla possibilidade de implantação. Infelizmente tivemos de escolher apenas um. Os trabalhos foram avaliados tanto pelos profissionais do escritório quanto pelos da Vokkan Urbanismo, e estamos muito contentes com o resultado”, ressalta Felipe Guerra, arquiteto e urbanista do escritório Jaime Lerner, que aguarda a chegada dos universitários para uma semana de imersão.

“Antes mesmo de sair o resultado do concurso estávamos conversando que esta seria uma oportunidade incrível para qualificar ainda mais a nossa vida acadêmica e o nosso currículo. A nossa primeira expectativa é conhecer o Jaime Lerner, que é uma referência para nós. Depois, conhecer como funciona a divisão de tarefas, o processo de criação, a definição de prioridades, enfim, entender como funciona o escritório dele, além, é claro, de fazer networking”, considera o universitário Geziel Vargas Fuhr.

Compartilhe: