Câmara de Balneário Camboriú discute segurança na micromobilidade urbana em reunião com peritos da Polícia Científica

Câmara de Balneário Camboriú discute segurança na micromobilidade urbana em reunião com peritos da Polícia Científica

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
micromobilidade Balneário Camboriú,reunião CPE micromobilidade,polícia científica SC,estudo velocidade veículos elétricos,Cristiano Români Barcelos,Arlindo Cruz vereador

A Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Micromobilidade Urbana da Câmara de Balneário Camboriú realizou, nesta segunda-feira (9 de junho), sua 11ª reunião ordinária. O encontro contou com a presença de peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, que apresentaram um estudo técnico sobre estimativa de velocidade por videoanálise, técnica utilizada para avaliar a velocidade de veículos em vídeos de acidentes.

O perito criminal Cristiano Români Barcelos, da Superintendência Regional de Polícia Científica em Balneário Camboriú, compartilhou dados de um levantamento feito nos dias 3 e 4 de maio de 2025, na ciclofaixa compartilhada da Avenida Atlântica, na Barra Sul. A análise envolveu 66 veículos elétricos, dos quais 80% trafegavam acima de 20 km/h, e 8%, acima de 30 km/h. A velocidade mínima registrada foi de 12,6 km/h e a máxima, de 38,9 km/h.

Segundo Barcelos, a proposta é ampliar os estudos com 100 equipamentos de micromobilidade nas cidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Ele e o perito criminal Fernando Lonzetti, do Setor de Perícias em Áudio e Imagem da Superintendência Regional de Polícia Científica em Florianópolis, também apresentaram sugestões para reforçar a segurança da micromobilidade urbana.

Participaram da apresentação a perita-superintendente regional de Balneário Camboriú, Julia Rehn, e o agente de perícia criminal Jean Pierre Sardá Vargas, também da Polícia Científica.

Durante o início da reunião, os membros da comissão definiram que o vereador Arlindo Cruz (PL) atuará como presidente interino da CPE durante os 30 dias de licença do vereador Anderson Santos (PL). Arlindo ocupa temporariamente a vaga de Anderson na Câmara.

A comissão é composta ainda pelos vereadores Aldemar Bola Pereira (PSD), relator, e Guilherme Cardoso (PL), membro. A CPE da Micromobilidade Urbana foi criada por meio da Resolução da Mesa Diretora 27/2025, a partir do Requerimento nº 4/2025, com o objetivo de debater e propor soluções para a mobilidade urbana de curta distância no município.

Relacionados
plugins premium WordPress