2ª Fibra Fisio Marathon reúne 1.400 atletas em Brusque em domingo de sol e muita superação

02/08/2022
Participantes de mais de 90 cidades marcaram presença na prova de corrida e fizeram bonito pelas ruas da cidade

Compartilhe este artigo:

Uma manhã de muita emoção e superação! Assim pode ser definida a segunda edição da Fibra Fisio Marathon, a maratona da cidade de Brusque realizada neste domingo, 31 de julho. A prova reuniu atletas de 15 estados brasileiros e de países como Argentina e Uruguai, representando um total de 90 cidades. Promovida pela Fibra Fisio – maior centro de fisioterapia e reabilitação esportiva do Brasil e com organização da DTO Sports, a prova contou com cerca de 1.400 participantes.
Antes do sol nascer, às 6 horas, foi dada a largada para a distância mãe da prova: a maratona, com seus 42,195 km. Homens e mulheres se desafiaram no percurso, que passou pela rodovia Antônio Heil (SC-486), por ruas do Centro da cidade, bairros São Luiz, Santa Rita e Santa Terezinha (avenidas Beira Rio), Limoeiro e Rua Itajaí.
Já às 6h30, foi a vez dos atletas largarem para a distância de 21km. Às 6h45, os participantes inscritos nos 10km iniciaram sua prova e em seguida, às 7 horas, foi dada a largada para os atletas percorrerem os 5km, puxados pelo embaixador da Fibra Fisio Marathon deste ano, o maratonista Yann Rodrigues. Considerado o 35º melhor maratonista do Brasil em 2022, pela Revista Contra-Relógio, ele veio a Brusque ao lado dos também maratonistas Vinicius Mathias e Pedro Freitas. O objetivo era correr a meia maratona (21km), porém, uma recente lesão impediu o atleta de realizar o feito na cidade catarinense. Ainda assim, ele fez bonito e correu 5km com muita garra e determinação. “Sou apaixonado por Santa Catarina, acho maravilhoso a limpeza das cidades e a organização. E vir para Brusque, só validou ainda mais isso. Conheci a Fibra Fisio e a estrutura que eles têm aqui, vi em poucos lugares e olha que joguei nos EUA por um tempo e já rodei o Brasil inteiro correndo. Sobre a prova Fibra Fisio Marathon, é fantástica, vale a pena demais vir correr aqui. O pórtico é maravilhoso, um dos mais legais que vi na vida, baita estrutura, palco, um evento incrível”, comentou.
O empresário Luciano Hang fez questão de marcar presença no evento e levar seu apoio a todos os atletas. Pelo segundo ano a Havan patrocina a prova, que veio para se consolidar no calendário de eventos esportivos da cidade de Brusque. “Fico empolgado pela participação de tantos atletas e a cada edição vamos crescer mais e mais, trazendo atletas de todo o Brasil e de diversos países. Porque o atleta gosta de participar de maratonas e quando encontra uma prova como a nossa aqui, plana e fria, isso faz com que ele consiga fazer em melhores tempos e se preparar para maratonas em todo mundo”, ressaltou.
A fisioterapeuta e sócia-proprietária da Fibra Fisio, Dra. Daiane Paza, ficou muito feliz com a participação de tantos atletas na prova, que acontece justamente na semana em que a cidade completará seus 162 anos de história. “Esse domingo ficará marcado na trajetória da Fibra Fisio. Conseguimos realizar um evento grandioso, promovendo esse esporte tão democrático, que é a corrida de rua e evidenciar nossa cidade de Brusque. Parabéns a todos os atletas que participaram conosco da segunda Fibra Fisio Marathon e se superaram a cada quilômetro. Eu e o Leonardo (Hang – sócio-proprietário da Fibra Fisio) ficamos muito felizes com toda energia e emoção vividas nesse domingo, por todos os participantes, seus amigos e familiares”, enfatizou.

Vencedores
O primeiro a cruzar a linha de chegada da modalidade de maratona foi Alessandro de Souza, 38 anos, com o tempo de 2h28min17seg. “Foi uma corrida estratégica. Soube que o percurso era plano e fiz uma preparação para esta prova, que foi sensacional. Agradeço a Deus por estar com saúde para viver isso aqui em Brusque”, contou o campeão da prova, que é de Curitiba-PR, mas corre por Ijuí-RS.
Diandra Costa, 33 anos, de Blumenau, ficou em primeiro lugar geral feminino, completando a maratona em 3h13min09seg. “É a minha quarta maratona e fiz uma preparação muito específica para esta prova, desde o início do ano. É difícil conciliar a rotina diária de trabalho, com os treinos, que são muito desgastantes e conquistar o primeiro lugar na Fibra Fisio Marathon, é algo muito importante pra mim. Foi uma prova muito bem organizada, toda estrutura, com muitos pontos de hidratação, um percurso desafiador, mas acredito que quando você se prepara bem, tanto fisicamente como mentalmente, isso não é um empecilho”, comentou, emocionada.
Na modalidade 21km o primeiro lugar geral masculino ficou com Jair Haskel, 27 anos, com 1h06min03seg. Elaine Oliveira Borges, 36 anos, conquistou o primeiro lugar geral feminino, com o tempo de 1h34min55seg.
Na distância de 10km os vencedores foram Suzete Antonieta Lizote, 53 anos, com o tempo de 45min21seg no geral feminino e Lucas Simões de Oliveira, 33 anos, com o tempo de 32min54seg no geral masculino.
Já na modalidade 5km o primeiro lugar geral feminino ficou para Kelin Cristina Correia Eickenberg, 43 anos, com 19min16seg e o primeiro lugar geral masculino ficou para Yann Rodrigues, 25 anos, com 17min13seg.

Estrutura e premiação
A segunda Fibra Fisio Marathon contou com uma grande estrutura montada no pátio da Villa Schlösser: tendas para as assessorias esportivas; palco com apresentações culturais e show com a Banda Tempestade; praça de alimentação com food trucks, entre eles o Best Burguer e a Agnus Cervejaria; playground para as crianças; posto médico, massagem e banheira de gelo para o pós-prova dos atletas dos 42km; lojas de produtos esportivos; e ainda a presença da ‘Bike-Suco’ da Unimed Brusque, uma bicicleta que, através do movimento dos pedais, produziu suco natural com as frutas escolhidas pelos participantes.
A prova recebeu o patrocínio da Umbro, Havan, Cia da Meia, NCA Malhas, Appel, Cuala, Dicave-Volvo, Intelidata, Everlast, Unimed Brusque e apoio da Prefeitura de Brusque e da Uvel Veículos. Nesta edição, a premiação em dinheiro totalizou R$ 18 mil e foi destinada aos cinco primeiros colocados geral masculino e feminino, para as categorias de 21km e 42km. Além disso, foram premiados com troféus os três primeiros colocados por faixa etária nas modalidades 21km e 42km. Nas categorias de 5km e 10km foram premiados com troféus, do primeiro ao quinto lugar geral, feminino e masculino. Todos os atletas que concluíram a prova receberam medalha de participação.

Compartilhe: