Itajaí libera vacinação contra a gripe influenza para população em geral a partir de segunda-feira (06)

04/06/2022
A imunização é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade e ocorrerá nas unidades de saúde do município

Compartilhe este artigo:

O Município de Itajaí abrirá a vacinação contra a gripe influenza para toda a população, com seis meses de idade ou mais, a partir de segunda-feira (06). A imunização será ofertada nas 30 unidades básicas de saúde da cidade, conforme horário de atendimento de cada uma. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação.

Mais de 19,5 mil pessoas foram imunizadas contra a influenza nas unidades de saúde de Itajaí neste ano. Deste total, 43,6% eram idosos, 31,6% eram crianças e 30,6% eram gestantes e trabalhadores da saúde, representando os grupos com maior procura pela vacina.

A vacinação para pessoas dos grupos prioritários seguirá normalmente. Esta parcela da população ainda deverá apresentar os documentos comprobatórios, como laudos, prescrições médicas, holerite, carteira funcional e documento que comprove o vínculo ativo com a atividade realizada (declaração ou ofício). A partir da próxima semana, a vacina contra gripe será liberada também para toda a população.

Fazem parte dos grupos que são alvos da campanha da vacinação deste ano: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses e menores de 12 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A vacina distribuída este ano pelo Ministério da Saúde é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. As cepas que compõe este imunizante são influenza A (H3N2) Darwin, influenza A (H1N1), e influenza B, conforme dados da circulação dos vírus e recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A vacina da influenza é muito importante para proteger a comunidade mais suscetível, evitando o agravamento da doença, hospitalizações e até óbitos. Os grupos prioritários que ainda não conseguiram se vacinar podem seguir procurando a vacina, além da população em geral”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Sarampo

A campanha da vacina contra o sarampo foi prorrogada ate 24 de junho e seguirá disponível nas unidades de saúde do município. O público-alvo são crianças de seis meses a menores de 12 anos e trabalhadores de saúde. Até esta semana, quase seis mil doses foram aplicadas nesta população.

Compartilhe: