Laboratório Municipal de Balneário Camboriú tem avaliação de excelência em programa nacional

13/01/2021

Compartilhe este artigo:

O Laboratório Municipal de Balneário Camboriú é responsável por realizar exames de análises clínicas solicitados pelos médicos do Município. A unidade foi avaliada como excelente no programa de qualidade externo, realizado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), vinculado a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

De acordo com a farmacêutica bioquímica do Laboratório Municipal, Deise Alexandra Romeiro, a unidade participa das avaliações desde 1995 e sempre obteve avaliação excelente. "Essa avaliação dá confiabilidade ao nosso trabalho. Às vezes, o serviço público não tem devida credibilidade, tornar essa avaliação pública é uma maneira de informar a população que nossos profissionais são qualificados e nosso trabalho tem qualidade", comenta Deise.

Como funciona o exame
O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) encaminha amostras ao laboratório vinculadas às diversas áreas em que ele atua, como testes bioquímicos, imunológicos, microbiológicos, entre outros. A partir dessas amostras, os profissionais realizam os testes e encaminham os resultados, junto de um questionário sobre análises clínicas, respondido pelos bioquímicos.

Encaminhado os testes, o PNCQ dá uma devolutiva, com a avaliação mensal. Se os resultados forem corretos, o laboratório ganha uma avaliação boa. A classificação excelente, dada ao Laboratório Municipal de BC, significa excelente precisão nos testes e questionários.

Compartilhe: