Volta às aulas em Itajaí estão definidas para o dia 8 de fevereiro

29/01/2021
Pais e responsáveis responderão questionário da Secretaria Municipal de Educação sobre retorno presencial

Compartilhe este artigo:

O Município de Itajaí definiu para 08 de fevereiro a volta às aulas em toda a Rede Municipal de Ensino. A retomada se dará nos modelos de aula presencial e remota. Para garantir a organização dos alunos nas salas e períodos de aula, a Secretaria Municipal de Educação realiza a pesquisa de intenção com os pais e responsáveis até dia 31 de janeiro.

Para responder o questionário acesse aqui.

As aulas serão retomadas de forma presencial e remota. Para as aulas presenciais, as ações foram definidas pelo Plano de Retomada das aulas presenciais do ano letivo de 2021 e levam em consideração o Plano de Contingenciamento das unidades educacionais em relação à pandemia de coronavírus (COVID-19). O atendimento aos educandos presenciais será com até 50% dos matriculados em alternância para os turnos semanais escalonados. Em uma semana um grupo irá até a escola e um grupo de estudantes ficará em casa com o complemento da carga horária por meio de atividades remotas ou impressas. Na semana seguinte, os grupos revezam.

Para as famílias que optarem permanecer com os filhos em casa as atividades assíncronas seguirão sendo postadas na plataforma do Google Classroom. Já para as famílias que não possuem dispositivos eletrônicos para acessarem as plataformas, as atividades serão disponibilizadas todas as sextas-feiras nas unidades escolares.

“É essencial e um dever da família participar do desenvolvimento de seus filhos na escola. Isso ajudará no desempenho da criança e do adolescente e dará mais segurança na preparação dos ambientes nas escolas e das escalas para organizar as aulas”, orienta a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

O calendário estabelece para esta quinta (28) e sexta-feira (29) a reunião administrativa e pedagógica com os diretores das unidades de ensino. As reuniões tratam dos protocolos de retornas às aulas, ensino híbrido, habilidades socioemocionais e avaliação. Para o dia 03 de fevereiro está marcado o retorno dos profissionais na educação e nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro haverá formação e planejamento interno em relação aos protocolos sanitários, ensino híbrido e em relação às avaliações.

Para o retorno dos professores e demais profissionais, a Secretaria Municipal de Educação convocou os servidores da Rede Municipal de Ensino que apresentam comorbidades a se encaminharem até a perícia médica para avaliação. A medida tem como objetivo resguardar a saúde dos trabalhadores e estudantes.

Transporte escolar
Com o retorno das aulas presenciais, o transporte escolar estará garantido e respeitará os protocolos de segurança e distanciamento social. Os alunos beneficiados com o deslocamento de acordo com a legislação permanecem com o direito resguardado e assegurado pela Rede Municipal de Ensino. O aluno precisa informar a necessidade na secretaria da escola para ter direito ao benefício.

Pesquisa de volta às aulas
Até o início da tarde desta quinta-feira (28) quase 12 mil pais e responsáveis já responderam a pesquisa da Secretaria Municipal de Educação sobre a retomada das aulas presenciais. Os dados apontam que cerca de 80% dos estudantes voltaria às aulas presenciais no regime escalonado de aulas e os demais seguirão nas aulas remotas em Itajaí. A pesquisa encerra no domingo (31).

Compartilhe: