Cocreation Lab Projeto Resgate vai ajudar jovens em situação vulnerável a empreender em Joinville

13/11/2020
Iniciativa do Sebrae Santa Catarina irá selecionar projetos inovadores preferencialmente nas áreas de educação infantil, cuidado de idosos e consumo e produção responsável de alimentos

Compartilhe este artigo:

O Cocreation Lab e o Sebrae Santa Catarina se uniram para fortalecer o ecossistema de inovação de Joinville com a abertura de uma pré-incubadora em parceria com a Associação Projeto Resgate, que apoia a educação formal de jovens em situação de vulnerabilidade até à colocação no mercado de trabalho. Batizada de Cocreation Lab Projeto Resgate, a pré-incubadora vai selecionar projetos inovadores voltados preferencialmente para as áreas de educação infantil, cuidado de idosos e consumo e produção responsável de alimentos. As inscrições estão abertas até o dia 29 de novembro e devem ser feitas no site www.cocreationlab.com.br.

A fase de pré-incubação dura cinco meses e inclui mentorias, consultorias, palestras e cocriação. Os participantes terão ainda três semanas de pré-incubação, onde será feita uma análise sobre o real comprometimento com o projeto e a capacidade de colocar a ideia em prática. Além disso, os projetos selecionados terão acesso à plataforma TXM Business, desenvolvida pelo professor da UFSC e idealizador da pré-incubadora Luiz Salomão Ribas Gomez. Nela, estão todas as etapas do programa de pré-incubação. Os cocreators do projeto deverão desenvolver uma ação social na cidade, como contrapartida do investimento.

“Não é só formação técnica, mas uma oportunidade de empreender. Vamos oferecer um outro olhar para os participantes, complementando o trabalho do Projeto Resgate com a oportunidade para projetos que, depois desse programa, podem vir a ser incubados no Ágora Tech Park ou nas demais incubadoras de Joinville”, disse Jaime Dias Júnior, Gerente do Sebrae Santa Catarina.

Para o presidente da Associação Projeto Resgate, Mário Sant´Ana, a parceria é de extrema importância: “Durante a pandemia ficou ainda mais evidente que as famílias de baixa renda não sabem viver por conta própria. A diarista não tinha casas para limpar, o pedreiro não tinha mais obra para trabalhar. Então esse projeto vai nos permitir dar aos jovens que atendemos e às suas famílias alternativas eficientes de sustento”, afirma.

A instituição articula bolsas de estudo e apoio complementar para que crianças e jovens de Joinville possam frequentar boas escolas e obter uma formação profissional.

“É um público diferente do qual estamos acostumados a trabalhar. Estamos empolgados com o desafio de ajudar jovens e famílias a entrarem no mundo do empreendedorismo e suas inúmeras possibilidades”, comenta Luiz Salomão Ribas Gomez.

Sobre o Cocreation Lab

O Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez.

A pré-incubadora está presente em 17 cidades catarinenses - 15 delas em uma parceria com o Programa Nascer, iniciativa da Fapesc e do Sebrae. Além disso, tem unidades próprias em Florianópolis (MESC, ACI e Monte Cristo), em São José, em Biguaçu e em Criciúma (SATC).

Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab cerca de 300 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades; e a Rentsy, plataforma para locação de equipamentos hospitalares que atua no formato marketplace.

Fonte: Yasmine Holanda Fiorini
Foto: Divulgação

Compartilhe: