PRIMEIRA ETAPA DE INTERCÂMBIO ENTRE ARTISTAS DO TEATRO CATARINENSE CHEGA AO FIM COM COLETIVO DE JOAÇABA

12/04/2021
Encontros online propostos por coletivo joinvilense contribuem para a manutenção do fazer teatral em Santa Catarina, e irão se transformar em série documental

Compartilhe este artigo:

No dia 9 de abril, sexta-feira, às 20h, no canal do youtube da Vai coletivo, irá acontecer o último encontro criativo online, de uma série de encontros de coletivos teatrais catarinenses, e que foram transmitidos diretamente da segurança de seus lares.

Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto "Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina", tem como principal objetivo o estabelecimento de um ambiente de colaboração mútua durante o período de isolamento social, tornando o fazer teatral possível mesmo com o atual cenário da pandemia no país. Esses encontros objetivam a troca de metodologias e sistemáticas sobre os processos criativos de quatro coletivos de diferentes regiões do Estado de Santa Catarina: Coletivo NEGA de Florianópolis - iniciou o projeto, o Karma Coletivo de Artes Cênicas de Itajaí - segundo grupo a participar do encontro criativo - e encerrando a primeira fase do projeto, o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba. Estes encontros mostram para o público o seu processo criativo e sua história nas artes cênicas catarinense e brasileira, os debates sempre acontecem com a participação da VAI! Coletivo de Joinville, proponente e anfitriã.

Os idealizadores do projeto são: o artista-pesquisador Raphael Vianna, diretor artístico da VAI; Samira Sinara, atriz, produtora cultural e pesquisadora do Coletivo, e o produtor executivo Jackson Silva que é membro permanente da VAI! Coletivo.

“Para além de ser um projeto para cumprir um edital, esta iniciativa se configura como uma política de convivência e compartilhamento entre artistas e seus públicos. É uma ação voltada para as potencialidades criativas oferecidas pelo ambiente digital. A classe artística foi uma das primeiras a parar e, provavelmente, será uma das últimas a retomar suas atividades presenciais após a pandemia. Por isso, promover encontros neste momento, mesmo de modo remoto, ajuda a mitigar os efeitos dessa dura realidade para ensaiar futuros possíveis”, reflete Raphael Vianna.

As atividades estão acontecendo em três etapas: compartilhamento de pesquisas, produção de material audiovisual e disponibilização dos conteúdos nas redes digitais, de forma gratuita e com acessibilidade para pessoas com deficiência. As lives com a participação dos coletivos envolvidos, são realizadas sempre às sextas-feiras, aberto ao público, mediados pelo diretor e professor de teatro Amarildo de Almeida, diretor da La Trama Cia. Teatral. Já, o cineasta Juliano Lueders é o responsável pela produção audiovisual, direção de arte e edição dos encontros entre os coletivos. O trabalho acorre integralmente de modo telepresencial, em respeito aos protocolos sanitários e de distanciamento social, por meio de plataforma digital zoom. Cada encontro com os respectivos Coletivos: NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte) de Florianópolis e Karma de Itajaí realizados nos meses de março já estão disponíveis no canal do youtube da VAI! Coletivo.

VAI! Coletivo

A VAI! Coletivo fundado em 2009 na cidade de Joinville se estabelece como um grupo de artistas-pesquisadores engajados na experimentação e produção de obras cênicas em Santa Catarina. Sua poética é marcada pelo cruzamento de linguagens e o interesse em pensar e praticar as artes como um território expandido e hibridizado. Ao longo dos mais de dez anos de existência, a VAI! vem alcançando reconhecimento de público e crítica, tendo participado de projetos e festivais de teatro e sido contemplada diversas vezes em editais municipais e estaduais de Santa Catarina.

Grupo Reminiscências

Fundado em Joaçaba, no dia 19 de agosto de 2011, o Grupo Reminiscências é um coletivo de pesquisa, criação e atuação dentro das artes cênicas, com foco em teatro e palhaçaria. O coletivo é composto por atores oriundos do Rio Grande do Sul e Paraná, que na procura de formação aperfeiçoamento teatral uniram-se em solo Catarinense; Somando histórias e repertórios artísticos, em um novo percurso pautado nas pesquisas da poética corporal. Circulando por diversas cidades e estados do Brasil, apresentando espetáculos e intervenções culturais. Atua também com arte-educação, produção cultural, articulação e fomento político-artístico-cultural, no oeste catarinense.

Projetos para 2021

Para o segundo semestre deste ano, o coletivo estará executando 2 projetos contemplados no edital Elisabete Anderle. O Risco núcleo de pesquisa em Palhaçaria. E a montagem de um espetáculo para crianças chamado “CRIANÇAR”, que terá a direção do Pepe Sedrez da Cia Carona de Teatro de Blumenau.

Mais informações: https://www.instagram.com/nucleorisco

Programação Debates Cênicos

9 de abril (sexta-feira- aberto ao público) e 10 e 11 de abril (sábado e domingo – somente grupos) Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba

Exibição dos curtas com os coletivos participantes do projeto

16, 17 e 18 de junho – de quarta a sexta das 20h às 21h

Ficha Técnica

Gênero: Experimentação e Pesquisa Cênica

Coletivos Convidados: Coletivo NEGA (Região Grande Florianópolis), Karma Coletivo de

Artes Cênicas (Região Vale do Itajaí), Grupo Teatral Reminiscências (Região Oeste)

Direção de Produção: Raphael Vianna e Samira Sinara

Produção Executiva: Jackson Silva

Mediação: Amarildo de Almeida

Arte Digital: Tom Dias Gonçalves

Produção Audiovisual, Direção de Arte e Edição: Juliano Lueders

Acessibilidade Comunicacional: Cibele Barreto

Realização: VAI! Coletivo

SERVIÇO

O QUÊ: Colaboração SCênicas: Rede de Intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina – com Grupo Reminiscências de Joaçaba

QUANDO: 9 de abril – sexta-feira

HORÁRIO: das 20h às 21h

ONDE: Canal do You Tube da VAI! Coletivo

QUANTO: gratuito

VAI! nas redes

E-mail: [email protected]

Instagram: @vaicoletivo

Facebook: https://www.facebook.com/vaicoletivo

Canal no youtube: VAI! Coletivo

Informações

Samira Sinara – Produção VAI! Coletivo

E mail: [email protected]

Telefone: 47 99201 1832

Grupo Reminiscências

E mail: [email protected]

Telefone: (49) 9- 9908-9799 (Ingrid)

(49) 9-9920-4458 (Fabio)

Site: http://gruporeminiscencias.com.br/

Instagram: @reminiscenciasteatro

Facebook perfil: Grupo-Teatral-Reminiscências

Instagram: @reminiscenciasteatro

Fonte: Rodrigo Domingos- Assessoria de comunicação

E mail: [email protected]

Telefone: 47 99612 3517

Instagram: @domcomunica
Foto: Divulgação

Compartilhe: