O fim de semana será marcado por condições típicas de verão, com temporais e temperaturas elevadas em grande parte de Santa Catarina. Enquanto o Litoral terá chuva mais frequente, o Oeste e os Planaltos registram pancadas isoladas entre a tarde e a noite.
A passagem de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, favorece a formação de temporais em todas as regiões entre sexta-feira (20) e a madrugada de sábado (21). O risco é maior nas áreas litorâneas, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, permanece a condição típica de verão, com temporais isolados entre as tardes e noites desde sexta-feira (20) até segunda-feira (23). Apesar de ocorrerem de forma pontual, esses temporais podem ser intensos, com risco de alagamentos, destelhamentos e queda de árvores.

No sábado (21), a circulação marítima mantém a chuva frequente no Litoral, principalmente nas áreas costeiras entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. Nessas regiões, a precipitação pode ser mais intensa em determinados momentos do dia.
As temperaturas no sábado variam de 17°C a 34°C no Oeste e Extremo Oeste e de 17°C a 31°C no Meio-Oeste. No Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os termômetros ficam entre 22°C e 26°C. Já no Alto Vale, Planalto Norte e Litoral Sul, as temperaturas oscilam de 18°C a 25°C. No Planalto Sul, os índices devem ser mais baixos, entre 14°C e 23°C.
No domingo (22), a instabilidade diminui no Litoral, com períodos de melhoria e elevação gradual das temperaturas. Ainda assim, permanecem condições para temporais isolados entre a tarde e a noite no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.
Nesse dia, as temperaturas variam de 21°C a 33°C no Oeste e Extremo Oeste e de 17°C a 29°C no Meio-Oeste. No Litoral Norte, Litoral Sul, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, as mínimas ficam entre 19°C e 20°C, com máximas entre 27°C e 28°C. No Alto Vale e Planalto Norte, os termômetros marcam entre 16°C e 25°C, enquanto no Planalto Sul variam de 10°C a 23°C.
A circulação marítima volta a se intensificar no Litoral no início da próxima semana, reforçando a chuva entre a noite de segunda-feira (23) e ao longo da terça-feira (24). As instabilidades podem ocorrer de forma persistente e, em alguns momentos, com forte intensidade, especialmente entre o Litoral e o Vale do Itajaí.
Em caso de temporais e chuva intensa, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a buscar abrigo em locais seguros e evitar atravessar áreas alagadas. O órgão também reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, devido às constantes atualizações na previsão do tempo.






