PROJETO SOCIAL UNE ESPORTE E CULTURA EM JOINVILLE

PROJETO SOCIAL UNE ESPORTE E CULTURA EM JOINVILLE

Até o dia 26 de agosto, quarta-feira, das 12h às 20h, no 3º piso do Shopping Mueller Joinville, a comunidade poderá conhecer melhor e adquirir produtos do projeto social “Favela Show”, projeto este desenvolvido pelo jogador de basquete Raphael Figueiredo, numa parceria com a designer de moda Claire Juliani. Com a venda inicialmente de camisetas e bonés, o projeto pretende amenizar os problemas sociais de comunidades carentes e periféricas, da maior cidade catarinense, sendo que 20% do que for arrecadado, será convertido em produtos e insumos para a Associação de Moradores do Bairro Itinga (AMORABI).

Favela Show é uma marca de vestuário criada pelo do jogador de basquete Raphael Figueiredo, e tem como principal missão, inspirar pessoas a serem melhores, o que a marca faz, é ressignificar vidas e valores. Através da influência do esporte e da cultura, Raphael acredita, que pode criar melhores perspectivas principalmente às crianças e jovens da periferia.

O que o projeto faz, segundo Raphael, é ressignificar vidas e valores, através da influência do esporte e da cultura, acreditamos que podemos criar melhores perspectivas, principalmente para crianças e jovens. O projeto só está iniciando, pretendo levar o esporte e a cultura em todas as comunidades periféricas de Joinville, fazendo eventos culturais nestes locais, construindo quadras de basquete, enfim, temos muito trabalho pela frente.

 

Raphael Figueiredo 

 

Raphael Gomes Figueiredo , tem 27 anos,  é jogador de basquete profissional Joinville. Natural de Franca -SP (cidade conhecida por ser capital do calçado e pela tradiçāo no Basquetebol).

Começou jogar basquete pela influência do seu irmão mais velho.  Sua família sempre o levava nos jogos do time dele e a partir disso criou um grande amor pelo jogo. Aos 11 anos, já fazia parte do seu primeiro time de competição (ASPA, Associaçāo dos Pais e Amigos do basquete de Franca). Foi muito Feliz, sendo Tri campeão paulista nos anos seguintes sub12, 13,14.

Todo ano a ASPA realizava as suas famosas “peneiras” e selecionavam os jogadores que fariam parte do elenco. E isso reunia muitas crianças em busca do sonho de fazer parte do time. Em 2008 na peneira daquele ano, me cortaram do time. Graças ao esforço e apoio incondicional da minha mãe, conseguiu arrumar uma vaga no time da Praia Clube-Uberlândia. E assim saiu de casa aos 14 anos para seguir em busca do seu sonho.  E desde então já morou em Criciúma, Joinville, Uberlândia, Anapólis, Goiania , Angra Dos Reis, Belo Horizonte,  e Sorocaba.  Essa é sua terceira passagem por Joinville.

Em Joinville fez parte do Blackstar, uma equipe nova no cenário nacional. Porém fundada há mais de 10 anos pelo presidente Rodrigo Lima e seus amigos. Tendo disputado o campeonato catarinense. Atualmente Raphael Figueiredo treina pelo “Basquete Joinville”.

 

AMORABI- Associação de Moradores do Bairro Itinga e os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari 

 

Em 17 de maio de 1981, um grupo de moradores do bairro Itinga decidiu criar uma Associação de Moradores com o objetivo de reivindicar melhorias para o bairro. Na época as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores eram: a regularização dos loteamentos, a falta de saneamento básico, posto de saúde, escola, linha de ônibus, posto policial, telefone público, entre outros. Assim surgiu uma das primeiras Associações de Moradores de Joinville, a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI.

Em 2019, a Amorabi completou 38 anos de existência desenvolvendo continuamente atividades comunitárias divididas em sete departamentos, com ênfase para: Educação, Assistência Social e Cultura.

O departamento de Educação da Amorabi iniciou suas atividades em 1992. No ano anterior a Associação havia recebido a doação de um terreno de 110 m², com uma casa, da Senhora Juliana de Carvalho Vieira, professora aposentada da comunidade. Ação que veio a beneficiar um grande número de famílias do bairro que, por falta de um CEI na região, deixavam suas crianças sozinhas em casa enquanto trabalhavam. Através de campanhas e eventos comunitários foram arrecadados recursos para o mutirão de reforma do espaço. Durante seus 17 anos de funcionamento o CEI já atendeu mais de 2.400 crianças, de 0 a 6 anos.

O departamento de Cultura foi criado em abril de 2000, com o início do projeto “Sextas Alternativas”, hoje conhecido como “Alternativas”. O projeto nasceu da parceria da Amorabi com o Grupo Cultural Itinerante (grupo formado por artistas moradores do bairro) e seu primeiro objetivo foi promover Arte e Cultura no bairro. Assim, há 20 anos a Amorabi através de alternativas trás à comunidade apresentações artísticas totalmente gratuitas. Com o sucesso deste projeto outras iniciativas culturais foram realizadas: quatorze Mostras de Talentos, quatro Mostras de Teatro, Projeto Curta nos Bairros (2007), Ciclo de Leituras Dramáticas (2007), Cursos de: Teatro (desde 2008), Street Dance (2009), Dança de Salão (2008), Violão e a criação do Grupo Teatral da Amorabi.

 

 

SERVIÇO 

 

O QUÊ: Showroom do projeto social “Favela Show” 

QUANDO: até o dia 26 de agosto – quarta-feira

ONDE: Shopping Mueller 3º piso – Rua Visconde de Taunay, 235 Centro – Joinville SC 

HORÁRIO:  das 12h às 20h 

QUANTO: camisa do projeto: R$69,90   boné do projeto: R$ 50   

Instagram do projeto:  @favela.show

 

Mais informações 

Raphael Figueiredo 

Telefone: (55) 16 99195 9115 

E mail: raphaelfigueiredo6@gmail.com 

 

AMORABI 

Endereço: Rua dos Esportistas, 510 – Itinga

Telefone: (47) 3465-2075

Fan Page: https://www.facebook.com/AssociacaoItinga

Instagram:  @amorabi_itinga

 

Rodrigo Domingos- Assessoria de comunicação 

Telefone: 47 99612 3517

E mail: rodrigocomunica@hotmail.com

Instagram: @domcomunica

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress