Itajaí chega a mais de 80 mil exames de coronavírus realizados

24/12/2020
Testes foram feitos pela Secretaria Municipal de Saúde e laboratórios privados

Compartilhe este artigo:

O Município de Itajaí chegou nesta quarta-feira (23) a 80.009 exames de coronavírus realizados em moradores. A marca inclui testes feitos pela Secretaria Municipal de Saúde e por laboratórios privados. O Município também é um dos que mais testa entre as principais cidades de Santa Catarina. Deste total de exames, 12.694 pessoas tiveram resultado positivo para COVID-19.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

A rede pública de Itajaí oferece três tipos de testes aprovados pela Anvisa: RT-PCR e os testes rápidos e sorológicos. Os exames PCR são mais sensíveis para diagnóstico do coronavírus na fase aguda da doença e são feitos entre o 3º e 7º dia de sintomas. Já os testes rápidos e sorológicos são feitos, preferencialmente, no 10º dia, pois detectam os anticorpos produzidos pelo organismo. O tipo de exame que será realizado no paciente é indicado pelo médico, conforme avaliação e data de início dos sintomas.

“A testagem é uma das principais estratégias adotadas pelo Município no combate ao coronavírus desde o início da pandemia. Ampliamos a oferta de testes por meio de mutirões pelos bairros, no Centreventos, em nossas unidades básicas e no CIS, garantindo assim o acesso de toda população”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Onde realizar o teste

Além de ofertar testes de coronavírus no Centro Integrado de Saúde (CIS), o Município de Itajaí também disponibiliza exames nas unidades básicas e no Centreventos. Caso o morador apresente sintomas da COVID-19, como febre, perda de olfato e paladar, tosse, coriza, entre outros, deve procurar atendimento médico no CIS ou na unidade de saúde mais próxima para receber tratamento e a indicação do teste pelo médico.

Também é possível realizar o agendamento do exame, com requisição médica, pelos telefones (47) 3247.9739 (ligações) e (47) 3249.5522 (somente Whatsapp).

Compartilhe: