Movimento Tempo de Renascer envolve comunidade, entidades e empresas da cidade

03/04/2021

Compartilhe este artigo:

Um movimento que envolveu moradores, alunos das escolas, entidades e empresas começou nesta sexta-feira (02) na cidade de Balneário Camboriú, mais famoso destino turístico de Santa Catarina e um dos mais procurados do Brasil por turistas nacionais e internacionais.
O movimento Tempo de Renascer convidou moradores a apagarem as luzes de suas casas às 20h desta Sexta-feira Santa e irem à janela com a lanterna do celular ligada. Paralelamente, pontos e empreendimentos turísticos da cidade estamparam o símbolo desse movimento de esperança e renovação: um grande e pulsante coração.
“Nesta Sexta-feira Santa iniciamos um movimento chamado Tempo de Renascer, que vem para renovar e fortalecer a fé e a esperança de que vamos sair mais fortes, mais resilientes e mais solidários dessa epidemia que tem nos fustigado. Páscoa é renovação, renascimento, ressurreição. É o momento de renovarmos as nossas forças, os nossos melhores sentimentos. Por isso, convidamos a comunidade a participar desse movimento que simboliza tudo isso, e o resultado foi muito bom. O movimento abriu as celebrações desta Páscoa tão diferente”, pontuou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Três espaços públicos de Balneário Camboriú receberam decoração para a Páscoa. Na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, uma árvore foi enfeitada com corações. O Molhe da Barra Sul, na Praia Central, ganhou um corredor de corações de led que acende de forma sequencial (o molhe ficou interditado durante o final de semana de Páscoa para que não houvesse aglomeração). Na Praça das Bandeiras, na entrada de cidade, um coração de 12 metros, iluminado, reafirmou o mote da campanha.
Empresas, entidades e instituições também aderiram ao movimento que simboliza o pulsar da vida. Na roda-gigante FG Big Wheel, no Pontal Norte, uma das mais novas atrações da cidade, até o fim de abril, será projetada a logomarca do movimento, o coração pulsante. Em outra atração recente de Balneário Camboriú, o Oceanic Aquarium, dois corações enfeitam o local. Um deles, feito com latas de refrigerante, ficará na bilheteria. O outro, confeccionado com garrafas pet recicladas, terá 3,2 metros de altura e será colocado na fachada, ao lado do letreiro.
Em empreendimentos já tradicionais da cidade, como o Parque Unipraias, corações iluminados decoram o parque ecológico e turístico, na Estação Barra Sul e no mirante da Estação Mata Atlântica, no alto do Morro da Aguada, simbolizando o otimismo em um futuro melhor. Também o Barco Pirata, outro empreendimento marcante de Balneário Camboriú colocou, navegando na frente da Ilha das Cabras nesta sexta-feira, um barco com coração de led e com as iniciais da cidade. Outro coração ficará no píer do Barco Pirata, na Barra Sul.
Em um dos grandes símbolos da cidade, o Cristo Luz, uma grande estátua semelhante ao Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que pode ser avistada de muitos pontos de Balneário Camboriú, dos bairros ao Centro, é projetado a cada noite um coração no peito do monumento, que pulsará até 30 de abril.

Também nas escolas públicas municipais, os alunos foram incentivados a participarem do movimento fazendo trabalhos e discutindo o tema de forma pedagógica. Entre as atividades, os alunos desenvolveram lanternas levadas para suas casas e utilizadas no dia e na hora marcados. "O movimento Tempo de Renascer BC dialoga bastante com a proposta pedagógica de Balneário Camboriú, no que tange a problematizar as datas comemorativas no âmbito da educação. Problematizar focando no olhar além da data como um momento de consumo, então o movimento vem como um convite que se estende para a comunidade como um momento de reflexão", afirma a técnica pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Izadora Ribas.
Participam do movimento, além dos já citados Barco Pirata, FG Big Wheel, Cristo Luz, Oceanic Aquarium e Parque Unipraias, as empresas FG, Leo Cama Mesa e Banho, Yang Modeladores, Du Rio Cosméticos, Hotel Negrini, Passeio San Miguel, Metroville (Balneário Shopping), Hotel Sibara, Atlântico Shopping, Balneário Shopping, CDL e BC By Bus. O movimento tem o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina,da Secretaria de Segurança Pública do Município, Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Turismo, organizadora do movimento que vai até o próximo dia 30 de abril.
"É tempo de se reinventar, é tempo de recomeçar. A gente precisa, sim, continuar cuidando da vida, mas através de vários símbolos espalhados pela cidade nós queremos lembrar para as pessoas que não podemos perder a fé e a esperança de que dias melhores virão. Então, se cada um fizer a sua parte, isso tudo vai passar", observa Geninho Góes, Secretário Municipal de Turismo de Balneário Camboriú.

Compartilhe: