Sinduscon da Foz do Itajaí leva palestra sobre segurança do trabalho para escola em Itajaí

06/11/2023

Compartilhe este artigo:

Segurança do trabalho se aprende deste cedo e a escola é um ótimo ambiente para proporcionar novas experiencias de aprendizado para os estudantes. Com base neste conceito, o Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon) realizou, no Centro Educacional Cordeiros (CEC), em Itajaí, uma palestra sobre o “Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas - Indústria da Construção Civil Semana Canpat Construção 2023” com o engenheiro civil e técnico em segurança no trabalho, Samuel Bittencourt, para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi levar uma mensagem da cidadania e prevenção aos estudantes, futuros empreendedores e trabalhadores do País. 

O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT Construção 2023), organizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do SESI, cujo objetivo é promover debates, palestras técnicas e estímulo ao diálogo setorial. Prevista para ser realizada no começo de outubro, a aula especial em Itajaí precisou ser adiada devido as enchentes que atingiram Santa Catarina no período.

Com foco na construção civil, a palestra enfatizou a importância do uso de equipamentos de segurança proteção individual, os EPI´s, entre os colocadores das empresas, para evitar acidentes como choque elétrico, queda de altura e soterramento. O engenheiro lembrou, no entanto, que os equipamentos devem sempre ser utilizados, independente da profissão que os estudantes venham a seguir na carreira profissional que escolherem. Samuel também orientou os estudantes para que não carregarem peso em demasia nas mochilas, as regularem pra que não provoque sobrecarga nas costas e também falou sobre a importância da postura correta na hora de sentar. 

De acordo com a orientadora educacional, Sirlei Silva Costa Schmitt, a palestra foi interessante para que os alunos conheçam sobre a importância de um setor tão significativo para economia local como a construção civil, que abrange profissões que exigem muita segurança. Para o estudante Francesco Sinotti, a palestra foi muito importante por levar para o ambiente escolar uma noção dos cuidados no trabalho.

Compartilhe: