Programa Conta Pra Mim traz novo calendário para agosto

05/08/2022

Compartilhe este artigo:

O Programa “Conta Pra Mim”, que promove a literacia familiar através da leitura de histórias; música e diversão, traz novo cronograma para esse mês de agosto e integra, neste primeiro fim de semana do mês (06 e 07), a tradicional Festa da Tainha, que acontece na Praia do Estaleiro, uma das seis Praias Agrestes de Balneário Camboriú. O ônibus do programa visita um bairro por dia, recebendo as famílias, que interagem umas com as outras. O programa “Conta Pra Mim”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, é do Governo Federal e foi lançado no Município no fim de outubro de 2021.

O interior do ônibus é todo preparado para esses momentos mágicos, com almofadas e decoração apropriada onde, junto a seus filhos, os pais leem histórias infantis, contextualizadas nesse ambiente lúdico. Nas terças-feiras, paralelamente à programação do ônibus, o Programa acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis. Em agosto a contação de histórias ocorre em três horários: às 10h30, às 15h30, e às 18h.

Todo esse processo de literacia familiar, que é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou responsáveis, é acompanhado pelos professores, com especialidade em Literatura Infantil, Fábio Aurélio Castilho e Potyra Najara. Além do ônibus e da Biblioteca Municipal, o Programa tem espaços próprios em duas unidades escolares de Balneário Camboriú: Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia e o Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel. Esses espaços serão criados também nas demais unidades escolares do Município.

* Segue o cronograma junto às fotos.

Sobre o Programa

O Programa Nacional oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

Compartilhe: