Tudo isto é dança - Livro compila a história, o fazer e o pensar a dança no Brasil

06/11/2021
Livro compila a história, o fazer e o pensar a dança no Brasil

Compartilhe este artigo:

“Tudo isto é dança” revela textos e abordagens inéditos escritos por diferentes artistas-pesquisadores de todo o país. Publicação, organizada e lançada pelos professores e pesquisadores Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza da FURB, tem formato impresso/digital e distribuição gratuita

A história escrita a muitas mãos e diferentes corpos sobre a profissionalização e difusão da dança de norte a sul do Brasil. Os textos inéditos coletados e organizados pelos professores e pesquisadores de dança da FURB (Universidade Regional de Blumenau), Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza, foram concentrados no livro “Tudo isto é dança”, lançado recentemente pela editora Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança).

Em formato impresso e de e-book, a publicação tem distribuição gratuita viabilizada Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes - Edição 2020, promovido pelo Governo de Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O conteúdo digital pode ser baixado nos sites da Anda e da Midiateca de Dança.

A dupla de pesquisadores convidou artistas atuantes no Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo para somar suas trajetórias e conhecimentos acerca de questões do fazer, pensar, aprender e ensinar a partir do movimento. Dividido em três momentos distintos, o livro traz textos de singulares pontos de vista e vida organizados nos capítulos: memórias e histórias; experiências de ensino e formação e composição de diferenças.

Segundo os idealizadores do projeto, o principal objetivo é propagar o valor, as diferentes formas de fazer e pensar o movimento e descortinar o campo possível de profissão, atuação e estudo. Além de colocar a dança como área fundamental do conhecimento humano.

"Tudo isto é Dança" ainda marca um valioso acontecimento em Santa Catarina com a formação da primeira turma de licenciatura em dança pela FURB, em Blumenau. A formatura ocorre este ano. Destaque também para a homenagem ao bailarino e escultor baiano Pedro Dantas Riso (1941 -2019), que dirigiu a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes e ajudou a formar uma geração de bailarinos em Blumenau. Suas obras, inclusive, ilustram as páginas da publicação.

"O projeto também é uma forma de marcar a licenciatura da primeira turma de formados em dança da FURB, o primeiro curso do Estado. E ainda presta merecida homenagem ao artista Pedro Dantas Riso, estendendo a todos os profissionais que se dedicam à dança no país. É um livro para documentar, trocar e informar a sociedade sobre o papel da dança no desenvolvimento humano", comemoram Jussara e Marco.

Conversas e lançamento

O lançamento virtual do livro "Tudo isto é Dança" repercutiu com uma série de lives mediadas pelos professores e pesquisadores Jussara Xavier e Marco Auréeio da Cruz Souza na companhia de artistas convidados no canal da FURB Dança no YouTube.

Memórias e Histórias é um capítulo situado pelas professoras e pesquisadoras Vera Torres e Sandra Meyer. Quando morou em Paris(França) para se dedicar ao doutorado, Vera percebeu a facilidade de acesso à documentação na área. Dali se deu conta que precisava entender o contexto histórico do Brasil. Na volta para casa tratou de mapear duas regiões para investigar as influências migratórias - Blumenau e Florianópolis -, os espetáculos relevantes na historiografia de Santa Catarina.

Já a artista e pesquisadora Sandra Meyer, filha do artista visual Meyer Filho, relaciona memória, história e tempo. Com base no conceito de "Corpo como Arquivo", de André Lepecki, ela aborda o corpo como um arquivo em impermanência, em transformação e potência. E provoca sobre as formas de registro possíveis de uma história que se faz em movimento, não apenas dança. Como experiência própria, relata a conservação do acervo deixado pelo seu pai, Meyer Filho, e como trabalhou a perspectiva do "corpo arquivo" em performances.

A segunda conversa envolve a participação da professora Amanda Pinto, que fala sobre reconhecer o corpo como sujeito do seu fazer e a importância de ensinar cognitivamente crianças do ensino básico das escolas públicas, onde atua em Manaus (Amazonas). Filha de professora, Amanda é defensora do aprendizado da dança na escola, muito além da questão motora, como experiência do movimento e estética levada para a vida. Sua contribuição está eternizada nas páginas do livro.

Na mesma troca, a professora do curso de Dança na FURB, Ivana Vitória, retrata os entrelaçamentos ocorridos entre acadêmicos de diversos estados durante a Pandemia. Período de isolamento que potencializou a virtualidade e o surgimento de outras linguagens e corporeidades. A bailarina Letícia Gallotti, interessada na compreensão das palavras, joga luz ao vocabulário do ballet clássico, na língua francesa, como um caminho interessante para o aprendizado e a compreensão na execução dos passos e técnica. Ambas colaboram com a temática na edição.

No terceiro e último bloco das conversas, a artista Monica Siedler faz as articulações entre a dança e a performance. Formada em artes cênicas pela UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), ela comenta sobre o impacto da multidisciplinaridade na construção do artista e a experiência do fazer, abrangendo o lugar da performance. Amplia as fronteiras entre as artes. A artista visual, doutora em educação e professora de dança da FURB Carla Carvalho endossa sobre as experiências entre linguagens nesse lugar de trânsito em relação com artistas, alunos e professores. A escrita das artistas é partilhada na publicação.

Serviço:

O que: Lançamento "Tudo isto é dança" (Digital e impresso)

Editora: Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança)

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vRG74f7f4sc

Onde baixar o e-book:

https://portalanda.org.br/

https://midiatecadedanca.com/

Exemplares: 200 cópias (Publicação gratuita)

Número de páginas: 374

Assista as lives:

Live Memórias e Histórias

Convidadas: Vera Torres e Sandra Meyer

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2bQKUiKRE14

Live Experiências de ensino e formação

Convidadas: Amanda Pinto, Letícia Gallotti e Ivana Deeke Fuhrmann

Link: https://www.youtube.com/watch?v=vRG74f7f4sc

Live Composição de diferenças

Convidadas: Monica Siedler e Carla Carvalho

Link: https://www.youtube.com/watch?v=sL-g7oQiajY

Temas dos textos + convidadas/os:

Memórias e Histórias

"Um Olhar Historiográfico para a economia de dança contemporânea no Brasil"

Rafael Guarato

"Contos de Dança"

Sandra Meyer

"Dos Repertórios aos Reenactments: Dispositivos de Conhecimento na Dança"

Jussara Xavier

"A conexão entre técnica e poética: práticas somáticas e a renovação dos pensamentos e ações na Dança Contemporânea"

Lígia Losada Tourinho

"Gestão de Carreira em Dança. O pensamento em longo prazo para estruturar um caminho de trajetória profissional em ambiente instável"

Vanilton Lakka

"Percursos da Dança em Blumenau entre as décadas de 1870 e 1970"

Vera Torres

Experiências de Ensino e Formação

"A Universidade como espaço de formação de artistas da Dança?"

Eleonora Campos da Motta Santos

Daniel Silva Aires

Luana Echevenguá Arrieche

"Aprendizagem em movimento na rotina escolar"

Amanda da Silva Pinto

"Ensino remoto emergencial e metodologias ativas no contexto da Dança"

Jussara Xavier

Marco Aurélio da Cruz Souza

"Extensão Universitária - Grupos de Dança da FURB"

Marco Aurélio da Cruz Souza

Abner Sanlay Cypriano

Magno Rodrigues de Souza

Michele Chavis Sacks

Rodrigo Andrade

Stefanie Muller

"O tornar-se professor de Dança: experiências nas práticas de estágio"

Marco Aurélio da Cruz Souza

"Corpo em improviso: experiências movedoras de pensamentos e ações"

Ivana Vitória Deeke Fuhmann

"Ballet: uma língua viva. O aprendizado do francês como caminho metodológico à sua compreensão"

Letícia Gallotti

Composição de Diferenças

"Dança, política e acessibilidade: confissões para Odete"

Carlos Eduardo Oliveira do Carmo/Edu O.

"Plano arriscado: articulações entre Dança e performance"

Monica Siedler

"Ressonâncias da Dança em contexto inclusivo"

Valéria de Assumpção

Marco Aurelio da Cruz Souza

"Artista-pesquisador ou proponente? Em função da Dança ou do próximo edital?"

Jussara Xavier

"Transcender Territórios: da demarcação à integração"

Roberto Murphy

"Condução: Há sempre mais que uma condução por vir"

Rodolfo Marchetti Lorandi

"Da experiência artística para a educação estética"

Carla Carvalho

"Gestão de comunicação: a construção de imagem e linguagem para e na Dança"

Marcela Benvegnu

Entrevista com o artista da Dança Márcio Vinicius Paulino Silveira: Quanto mais você descobre ou aprende algo, mais você tem interesse em aprender

Texto e Divulgação:

Luciana de Moraes
jornalista e videógrafa
+55 (48) 9982-5750

Compartilhe: