Nesta quinta-feira (23), aconteceu a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região da Foz do Rio Itajaí (CIMAFRI), promovida pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento reuniu cerca de 150 participantes no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí e no Instituto Federal Catarinense de Itajaí e marcou um importante passo na construção de propostas regionais para enfrentar os desafios ambientais e climáticos, promovendo o diálogo entre sociedade civil, poder público e setor privado.
A programação da manhã incluiu uma apresentação de Katiuscia Wilhelm Kangerski, que abordou os objetivos e regulamento da CIMAFRI, seguida pela consultora jurídica da AMFRI, Érica Requi, que contextualizou a região da AMFRI em relação às questões ambientais. O ponto alto da manhã foi a palestra inaugural com o renomado professor Paulo Horta, que trouxe reflexões sobre a emergência climática e a importância da ação conjunta.
Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos da conferência: mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental. As discussões resultaram na construção de propostas prioritárias para cada eixo.
Na parte da tarde, foi realizada a plenária final, na qual todos os participantes validaram duas propostas prioritárias de cada grupo. Em seguida, ocorreu a eleição dos delegados que irão representar a região na conferência estadual: 11 representantes da sociedade civil, 7 do setor privado e 4 do poder público.
Segundo a diretora presidente do INIS, a ideia era elaborar dez propostas que vão ser discutidas na conferência estadual, e depois enviadas para a Conferência Nacional. “Foram eleitos vinte delegados, e do poder público tinham quatro vagas. Dessas quatro vagas que tinha para o poder público o INIS conseguiu duas cadeiras, o que é bem importante, o Marcel Ferreira, que é nosso Analista Ambiental, e eu, fomos eleitos para representar o poder público aqui da nossa região, incluindo todos os onze municípios da Amfri”, destacou.