O 1º Encontrão da Cultura foi um marco para o cenário artístico de Balneário Camboriú, reunindo cerca de 150 artistas e produtores culturais no Teatro Municipal Bruno Nitz na noite de terça-feira (4). O evento, promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, teve como objetivo proporcionar um espaço para debates e troca de ideias entre os profissionais da área.
Durante o encontro, foram abordados temas importantes, como a alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2024 (PNAB), com a oitiva da comunidade. A proposta de alteração, que envolve um valor de R$ 276.609,22, referente a recursos federais não utilizados em 2024, foi aprovada. Para a aplicação desse recurso, a Fundação Cultural relançará, ainda em fevereiro, o edital Cultura Viva, voltado para a premiação de Pontos de Cultura. O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, destacou que o edital contemplará dez Pontos de Cultura, em alinhamento com o Plano Municipal de Cultura.
Além disso, o evento também abordou a organização dos produtores culturais na cidade, com a criação da Câmara Setorial dos Produtores Culturais, que será oficialmente apresentada no Fórum Municipal de Cultura, previsto para março. A captação de recursos junto à iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), também foi um tema importante discutido durante a noite.
O Encontrão da Cultura será realizado novamente ao longo do ano, com o objetivo de fortalecer o setor cultural e fomentar novas oportunidades de desenvolvimento artístico na cidade.