2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul começa nesta quinta-feira

2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul começa nesta quinta-feira

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul,Bienal do Livro Jaraguá do Sul,programação Bienal do Livro 2026,ingressos gratuitos Bienal do Livro,autores Bienal Jaraguá,SCAR Centro Cultural,Tenda dos Livros Jaraguá,Feira de Editores Independentes,escritores catarinenses Bienal,literatura e sociedade tema,Emanuele Coccia Jaraguá do Sul,Cristovão Tezza Bienal,homenagem à Itália Bienal,evento cultural Santa Catarina agosto 2026,Design Cultural Jaraguá do Sul,Sesc SC literatura,Programa de Incentivo à Cultura SC

Começa nesta quinta-feira (6) a Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul. Com o tema “Literatura e Sociedade”, o evento vai contar com a presença de autores consagrados em debates sobre questões urgentes do mundo contemporâneo. A programação, com atrações para todas as idades, vai até o dia 16 e ainda tem ingressos gratuitos disponíveis para diversas sessões.

As atividades da Bienal estarão concentradas na SCAR Centro Cultural. Pela manhã e durante a tarde, a programação tem foco em escolas e nas crianças de modo geral, com contações de histórias e espetáculos teatrais. As palestras e debates com escritores de renome ocorrem à noite (nos fins de semana, no fim da tarde).

Programação e ingressos

A programação completa, toda gratuita, está disponível no site oficial do evento: bienaljaragua.com.br/programacao.

Ainda há ingressos disponíveis para sessões com autores de grande reconhecimento, como Michel Alcoforado, Maria Homem, Ana Maria Gonçalves, Marcelo Bonfá, Margarita García Robayo, Marcus Bruzzo, Mar Becker, Guilherme Karsten, Adriana Lunardi, Ana Paula Maia, Carlos Leite de Souza e Cristovão Tezza, entre vários outros.

Estão esgotadas a sessão de abertura, com o filósofo italiano Emanuele Coccia, e a palestra de André Carvalhal, no dia 11.

Para retirar ingressos gratuitos é preciso acessar o site sympla.com.br/produtor/teatroscar, selecionar o evento desejado e clicar em “Comprar Ingressos”. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos por sessão. Acompanhe as novidades do evento seguindo @bienaljaragua no Instagram.

Homenagem à Itália

A sessão de abertura, com o filósofo italiano Emanuele Coccia, é parte da homenagem que a Bienal fará à Itália. A cada edição do evento, ganham destaque na programação aspectos culturais de um dos países de onde partiram imigrantes rumo ao município nos séculos XIX e XX.

Tenda dos Livros

A Tenda dos Livros é o espaço para encontros com escritores e editores, e com as obras propriamente ditas. Os dois galpões que formam o espaço terão livros à venda a partir de R$ 5, lançamentos e sessões de autógrafos com os autores, debatedores e palestrantes da Bienal.

No dia 15 de agosto, sábado, o espaço vai sediar a Feira de Editores Independentes, uma reunião de autores, editores e leitores. O objetivo é promover encontros e fomentar a pluralidade de vozes na programação.

A feira vai funcionar das 10h às 20h, com espaço para 10 editoras divulgarem, comercializarem e lançarem obras no evento.

Escritores de SC

A literatura catarinense terá lugar de destaque na programação. Nomes conhecidos do público, como Guilherme Karsten, Cristovão Tezza, Vanessa Vascouto e Marcelo Labes integram a agenda de sessões. Vários outros escritores de Santa Catarina participarão como debatedores e mediadores em sessões da Bienal, além do lançamento de obras por editoras locais na Tenda dos Livros.

No debate “O mapa e o território: para além de SC”, quatro escritores/as vão compartilhar diferentes experiências de pertencimento para refletir sobre identidade, memória e as narrativas que atravessam o estado. Será no dia 8 de agosto, às 15h.

No dia 9, às 17h30, Bruno Ricardo Gessner e Diogo Medeiros fazem um bate-papo e lançamento do livro vencedor da categoria Juvenil do Prêmio Literário Sesc Criança 2025, “A queda de Ícaro”. Haverá distribuição gratuita de 100 exemplares.

No dia 16, às 17h, os escritores catarinenses Marcelo Labes e Gabriel Maschio vão debater sobre “As formas da memória: literatura e história”.

Tema da 2ª Bienal

O tema deste ano é “Literatura e Sociedade: cidade, criatividade e conhecimento”. Segundo o curador do evento, Carlos Henrique Schroeder, debates sobre como os livros e a criatividade humana são ativos importantes para transformar as estruturas sociais dão unidade à programação.

A escolha do tema partiu do pensamento do sociólogo e crítico literário brasileiro Antonio Candido, para quem a literatura não só reflete, mas também molda as dinâmicas sociais.

Dias e horários

De segunda a sexta-feira, as atividades começam às 8h e terminam às 21h. Aos sábados e domingos, a programação vai das 10h às 20h.

Sobre o evento

A Bienal é uma realização da Design Cultural, com apoio institucional da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) e Sesc SC. Tem como incentivadores as empresas LIVE!, Trapp, Malwee, Dalila Ateliê Têxtil, Raumak Packaging, Agricopel, Grupo Menegotti, Grupo Bell’Arte, Choco Leite, Grupo KYLY e Buschle & Lepper, e recebe Incentivo Estadual do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Relacionados