2º Festival de Terno de Reis de Itajaí inicia cortejos e prepara celebração cultural para janeiro de 2026

2º Festival de Terno de Reis de Itajaí inicia cortejos e prepara celebração cultural para janeiro de 2026

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Festival Terno de Reis Itajaí,cortejos Itajaí 2025,tradição cultural SC

A tradição e a beleza do Terno de Reis retornam para encantar Itajaí entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. O 2º Festival de Terno de Reis A Caminho de Belém será realizado em 6 de janeiro, Dia de Reis, e já movimenta a população com cortejos e apresentações que percorrem os bairros Ressacada, Espinheiros, Cidade Nova e São João. O cortejo desta quarta-feira (10) ocorre no bairro Ressacada, a partir das 21h.

O Festival é organizado pelo grupo itajaiense A Caminho de Belém, responsável pela primeira edição no Mercado Público em janeiro deste ano. Para 2026, integrarão as cantorias os grupos Família Dias, de Blumenau, Estrela do Oriente, de Indaial, Os Reis Magos, de Luiz Alves, Mensageiro da Paz, de Navegantes, além do anfitrião A Caminho de Belém, de Itajaí. O evento será realizado em tenda montada na Praça Arno Bauer, entre o Museu Histórico e a Casa da Cultura Dide Brandão.

Cortejos

Ao longo de dezembro, os cantadores já percorrem os bairros da cidade com apresentações que integram as contrapartidas do projeto. Na tradição dos Ternos de Reis, as casas visitadas não são pré-definidas, mantendo o elemento surpresa para os moradores. O cortejo desta quarta-feira (10) ocorre no bairro Ressacada, às 21h. No domingo (14), a apresentação será no bairro Espinheiros, a partir das 8h. No dia 31, para encerrar o ano, o grupo se apresenta na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Cidade Nova, às 20h. Fechando a programação antes do Festival, no dia 4 de janeiro, o Terno será cantado na Paróquia São João, no bairro São João, às 19h30.

Festival Terno de Reis Itajaí,cortejos Itajaí 2025,tradição cultural SC

Tradição

Com versos que anunciam o nascimento do Menino Jesus, os grupos de Terno de Reis tradicionalmente percorriam residências nas madrugadas, pedindo licença para entrar e compartilhar votos de prosperidade, paz e amor. Realizada no período natalino, a manifestação preserva a memória regional e as heranças açorianas do século 18. “O Festival busca valorizar a tradição de Ternos de Reis não apenas de Itajaí, mas de toda a região do Vale e Alto Vale, aproximando os principais grupos catarinenses de Itajaí, Luiz Alves, Blumenau, Indaial e Navegantes da comunidade local”, destaca o proponente do projeto e coordenador do grupo A Caminho de Belém, Djalma Gonçalves.

O Festival de Terno de Reis A Caminho de Belém conta com patrocínio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com renúncia fiscal da Brasfrigo. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @festivalternodereisitajai.

SERVIÇO:
O quê: 2º Festival de Terno de Reis A Caminho de Belém
Quando: 6 de janeiro de 2026 (terça-feira), das 19h às 22h
Cortejos e apresentações de 10 de dezembro a 14 de janeiro
Onde: Tenda da Praça Arno Bauer (entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico)
Classificação livre | Entrada gratuita

Relacionados