O Halloween, comemorado em 31 de outubro, movimentou US$ 12,2 bilhões apenas no ano passado e atraiu um número recorde de participantes nos Estados Unidos, segundo dados da Federação Nacional de Varejo. Essa data, uma das mais comemoradas nos Estados Unidos, é uma excelente oportunidade para aprender inglês de forma divertida. Para quem adora cinema, fantasias e diversão, a KNN Idiomas, além do curso de inglês, sugere filmes que, além de entreter, ajudam pais e filhos a entender mais sobre a cultura norte-americana e praticar o idioma.
O Halloween é uma festa de grandes proporções em países da língua inglesa como Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos. Apenas nos Estados Unidos no ano passado, os gastos relacionados ao Halloween alcançaram US$ 12,2 bilhões, segundo a Federação Nacional de Varejo. As famílias, como habitualmente, não abriram mão de comemorar a tradição, como distribuir doces (68%), decorar suas casas e quintais (53%) e se fantasiar (50%). Aproveitando a popularidade dessa festividade, que atrai milhões de pessoas anualmente, a KNN Idiomas, uma das maiores redes de cursos de inglês do país, sugere que a data seja aproveitada para entender a tradição dos países e, além disso, praticar de forma divertida o idioma assistindo a filmes voltados para essa data do mês de outubro.
“Assistir a filmes em inglês, especialmente durante o Halloween, é uma forma eficaz e divertida de melhorar as habilidades no idioma. O estímulo ainda é maior ao entender a cultura e hábitos de outros países. É uma maneira leve e natural para aprender novas palavras em um ambiente descontraído, enquanto aproveita momentos de lazer em família. As histórias cativantes e os personagens tornam a experiência ainda mais memorável”, afirma Reginaldo Boeira, presidente da KNN Idiomas.
Confira a seleção de cinco filmes com a temática do Halloween.
Abracadabra (Hocus Pocus)
Um clássico do Halloween, “Abracadabra” conta a história de três irmãs bruxas ressuscitadas em Salem, Massachusetts. O filme é repleto de humor, diálogos cativantes e músicas memoráveis, como “I Put a Spell on You (Lancei Um Feitiço Em Você)”, de Nina Simone. É uma ótima opção para aprender expressões em inglês.
A Noiva Cadáver (Corpse Bride)
Este encantador filme de animação de Tim Burton apresenta uma história gótica que combina romance e humor. No filme, uma cerimônia de casamento está prestes a acontecer, mas o noivo, nervoso, decide ensaiar seus votos na floresta. Ele acaba descobrindo algo inesperado que o leva a um mundo misterioso. Além de entreter, o filme é uma oportunidade para treinar o vocabulário do cotidiano, proporcionando uma experiência de aprendizado divertida e envolvente.
O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)
No filme, o Rei das Abóboras, entediado com o Halloween, descobre um mundo natalino e tenta convencer sua cidade a adotar o espírito do Natal. No entanto, seus planos inusitados enfrentam resistência, revelando que sua visão pode não ser a melhor. Com músicas cativantes e uma narrativa intrigante, o filme é ideal para aprender novas palavras e aprimorar a compreensão auditiva.
A Casa Monstro (Monster House)
Este filme de animação, do diretor Gil Kenan, conta a história de uma casa mal-assombrada que ganha vida e assusta as crianças do bairro. Com diálogos divertidos e situações assustadoras, “A casa monstro” é uma ótima forma de treinar o nível de inglês enquanto se diverte com uma trama de suspense e aventura.
João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters)
Por fim, o filme resgata a tradicional história de João e Maria, mas com uma dose extra de ação. Após um incidente na infância envolvendo uma casa feita de doces, eles se tornam uma dupla de caçadores de bruxas, viajando de cidade em cidade para enfrentar e exterminar essas criaturas malignas. As falas dos caçadores são cheias de confiança, o que ajuda a decorar frases de impacto em outro idioma.
Curiosidade
Apesar de ser muito comemorado nos Estados Unidos, o Halloween é originário do Reino Unido. O nome, segundo as histórias, está relacionado a uma festa pagã que acontecia há mais de 2 mil anos no período em que os povos celtas celebravam o final da colheita e a chegada do inverno com atividades que envolviam ceias, fogueiras e a utilização de fantasias para afastar o mal. Eles também acreditavam que naquele período havia uma conexão mais direta com os espíritos.