O Centro Educacional Municipal Giovania de Almeida, mantido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, agora conta com um novo grupo musical. Recém-criado na unidade escolar, o Grupo Melódico CEM Giovania de Almeida reúne 50 integrantes – 22 alunos nos instrumentos melódicos e 28 nos instrumentos rítmicos –, que desenvolvem um repertório exclusivo.
Além de fomentar o aprendizado dos instrumentos, iniciativa busca oferecer, aos participantes, a oportunidade de vivenciar o processo criativo no preparo da seleção musical, de aprender a trabalhar em grupo e de compartilhar parte da cultura das bandas com a comunidade – nas apresentações públicas. A flauta doce e a escaleta – classificados como instrumentos melódicos por emitir uma nota de cada vez – entraram na rotina da escola em 2023 para acolher estudantes dos anos iniciais (a partir do 3º ano), que até então não se integravam à banda escolar – cujos instrumentos (como bumbo, surdo, caixa e prato), pelo tamanho/peso, são indicados para estudantes a partir do 6º ano.
As atividades envolvendo o grupo melódico, incluindo as aulas e os ensaios, são ministradas de segunda a quinta-feira na unidade, no contraturno escolar, pelo Centro Educacional de Atendimento no Contraturno – Projeto Oficinas, mantido pela Secretaria de Educação. Além disso, seus membros também integram a Banda Escolar CEM Giovania de Almeida, com a qual realizam a prática de conjunto, momento em que aplicam os conhecimentos aprendidos e vivenciam o processo de ensaio e preparação das músicas.
Foto
Arquivo Seduc/PMBC