Motivo do Cancelamento
A 39ª edição da Festa Nacional do Colono, que seria realizada de 25 a 28 de julho no Parque do Agricultor em Itajaí, foi cancelada. A decisão foi tomada pela Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana devido ao aumento significativo dos custos para a realização do evento. Estima-se que os gastos ultrapassariam R$ 3 milhões, exigindo suplementação financeira, tornando-se inviável no momento.
Análise e Prioridades
Após uma análise minuciosa, a equipe da secretaria constatou que a festa representaria um ônus considerável, equivalente a cerca de 25% do orçamento anual da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. Diante dessa constatação, decidiu-se que os recursos poderiam ser mais bem empregados na infraestrutura da área rural, que ocupa 70% do município de Itajaí. A destinação dos recursos para melhorar estradas e acessos no interior é considerada mais eficaz para garantir boas condições de escoamento da produção agrícola e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Alternativas e Homenagens
Em substituição ao evento principal, que também incluía a escolha da rainha da festa, será promovido um almoço e café da tarde exclusivo para os agricultores cadastrados na secretaria. Essa celebração tem como objetivo prestar homenagem aos homens e mulheres trabalhadores do campo. A data ainda não foi definida, mas será anunciada em breve.
A Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana lamenta o cancelamento da Festa do Colono, mas reconhece a importância de priorizar os recursos para atender às necessidades anuais da comunidade rural e não apenas em um único evento.