Inauguração do Complexo Neurossensorial
Balneário Camboriú está prestes a inaugurar o maior complexo neurossensorial para autistas da América Latina. A inauguração da Casa do Autista acontece no dia 28, com uma solenidade aberta à comunidade às 10 horas na Alameda Delfim de Pádua Peixoto, s/n., no bairro dos Municípios.
Estrutura e Serviços Oferecidos
Com um investimento de mais de R$ 6,75 milhões, o complexo foi projetado para atender gratuitamente a população autista infantil da cidade. O centro especializado terá capacidade para atender 200 crianças por dia e oferecerá uma variedade de serviços, incluindo diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, e mais.
Abordagem Terapêutica e Tecnologia
Baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), conhecida como ‘aprendizagem sem erro’, o complexo visa reforçar comportamentos positivos. O espaço de 3,8 mil m² incluirá um jardim neurossensorial, salas sensoriais, salas de psicomotricidade, e várias salas temáticas. Além disso, tecnologias como mesas interativas, robótica, e neuromodulação serão utilizadas para apoiar as atividades.
Funcionamento e Atendimento
Os serviços do complexo atenderão crianças de Balneário Camboriú, de 3 a 12 anos, diagnosticadas com autismo nível 1 ou 2. O atendimento será realizado no contraturno escolar, mediante cadastro na rede municipal de saúde. Profissionais capacitados em ABA, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e outros, estarão à disposição para oferecer uma abordagem integrada e qualificada.
Foto
PMBC