Dia Nacional do Voluntariado: conheça as principais ações do Hospital Dona Helena

Dia Nacional do Voluntariado: conheça as principais ações do Hospital Dona Helena

Facebook
Twitter
LinkedIn
Dia Nacional do Voluntariado: conheça as principais ações do Hospital Dona Helena

Hoje, 28 de agosto, é o Dia Nacional do Voluntariado, tema que está na gênese e no DNA do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC).

Centro de referência em saúde, o hospital nasceu em 1916, da iniciativa de senhoras evangélicas que se dedicavam a cuidar de idosos e crianças.

Hoje uma das maiores instituições hospitalares do Sul brasileiro, o Dona Helena ainda abriga um dedicado grupo de voluntários, que partilham diversas iniciativas – das visitas regulares aos pacientes ao canto coral, contação de histórias para crianças ou leituras e jogos com adultos.

Um dos projetos de maior impacto é chamado Hospirrisos – Agentes da Alegria.

A psicóloga Maria José Varela Ferrari, coordenadora do Pró-Humano, programa criado em 1996, que congrega todas as ações de voluntariado da instituição, explica a atividade: “O voluntário traz a vida por meio de seu olhar empático, sua presença acolhedora, sua dedicação, simplesmente pelo amor ao próximo”.

Ela acrescenta que a atuação dessas pessoas realmente transforma o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor. “Eles significam o outro olhar do cuidado, o que vai além dos aspectos biológicos ou técnicos”, traduz Maria José.

É também o que pensa a empresária Rosemary Quaresma, voluntária na instituição há cerca de um ano.

Ela costuma visitar os pacientes para ajudar a descontrair o ambiente – especialmente com jogos de tabuleiro, muito apreciados. “Todos precisam de atenção, carinho e amor, e o serviço voluntário leva um pouco disso a eles”, diz Rosemary.

Ela entende que as atividades compartilhadas na instituição certamente ajudam os pacientes – mas quem mais se realiza, sublinha, são mesmo os próprios voluntários: “Adoro estar lá, e me sinto muito feliz”.

Sempre bem recebidas, às vezes acontece de algum paciente não querer participar das atividades lúdicas.

“Teve um caso de uma paciente que não aceitava ninguém, não falava com ninguém – e então eu disse a ela:

vamos jogar?

E ela imediatamente mudou a expressão e participou.

Ao final, não queria nos deixar ir embora”, sorri Rosemary.

Nesta data, o Brasil homenageia esses personagens da solidariedade – que hoje já somam em torno de 25% da população.

São em torno de 57 milhões de brasileiros, segundo a pesquisa Voluntariado no Brasil, 2021, em atividades as mais distintas, desde os cuidados com as comunidades carentes, ações em defesa dos animais, mobilizações de caráter ecológico, acolhimento a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade, entre outras frentes.

Várias facetas de um mesmo sentimento: amor à vida.

Assessoria de Imprensa do Hospital Dona Helena.

Mercado de Comunicação.

Ana Ribas Diefenthaeler.

Tel. (47) 98403-2745.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.