Projeto literário finaliza com live sobre mediação de leitura

Projeto literário finaliza com live sobre mediação de leitura

Facebook
Twitter
LinkedIn
Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live

Depois de realizar dez ações de mediação literária para mais de 320 crianças e educadores de Itajaí, Gaspar, Blumenau e Timbó, o projeto “Sopros Literários: mediação e formação” chega ao fim na próxima semana, dia 23 de setembro. A última ação do projeto será uma live com as artistas e mediadoras Deda Silveira e Maria Laura Pozzobon Spengler com o tema “O livro enquanto objeto de cultura: mediações literárias” e trará uma partilha sobre as ações realizadas e diálogos sobre a importância da mediação na formação leitora. O encontro acontece às 9h30 através do canal do YouTube da Ativa Rede Educação e Cultura, realizadora do projeto.

No encontro, Deda e Maria Laura vão compartilhar as experiências que viveram realizando as ações do projeto em diferentes cidades e com diferentes públicos (composto por alunos e professores das Redes Públicas de ensino), e trazer a reflexão acerca da importância da mediação na formação leitora das crianças e dos jovens. “O acesso à cultura, à literatura é um direito humano. Realizamos as mediações em espaços de educação com dinâmicas de fomento à leitura diversas, lugares que muitas vezes nem biblioteca ou acervo literário possuíam, e isso foi muito importante para observar como, através do projeto, estamos garantindo experiências democráticas de acesso à literatura, bem como, do acesso à cultura por meio do livro,” comenta a artista e educadora Deda Silveira.

Mediação Cultural é um termo utilizado na contemporaneidade para descrever momentos de troca, construção e pensamento acerca de uma obra de arte, para além de unicamente proporcionar o consumo da obra. Neste projeto, foram mediadas três obras literárias de autoras catarinenses que têm grande repercussão e reconhecimento nacional: Ana Paula de Abreu, Patrícia Galelli e Nana Toledo. Nos encontros, as crianças puderam ter contato com as obras, saber mais sobre seus processos de produção e vivenciar momentos e jogos conduzidos pelas mediadoras, gerando uma experiência completa com a arte.

O projeto Sopros Literários: mediação e formação é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo de Santa Catarina – Demais áreas, através da Fundação Cultural de Santa Catarina, do Governo do Estado e do Ministério da Cultura do Brasil.

Mais sobre o projeto

O projeto Sopros Literários já está em sua terceira edição, abordando sempre temáticas pertinentes à discussão de literatura para as crianças sob a produção da associação Ativa Rede Educação e Cultura. A escolha dos livros que integram as ações partem da compreensão do conceito de bibliodiversidade, concepção que busca a defesa do direito ao pensar sobre a complexidade do mundo e se dá pela difusão da diversidade de livros, a valorização de diferentes autores e diferentes temáticas, bem como a multiplicidade editorial, valorizando a escrita de autores catarinenses.

Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live Sopros Literários,mediação,literatura,crianças,live

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.