O terceiro andar do prédio onde aos poucos o DrX Tech Hospital vai ganhando forma, já está em pleno funcionamento. No local, funciona o serviço de hemodiálise da Fundação Pró-Rim, com atendimento para pacientes de toda a região, sendo 99% via SUS. São pessoas em tratamento renal que necessitam de acompanhamento quase diário para fazer a filtragem do sangue, já que os rins estão comprometidos. “Este atendimento inicial é o nosso grande talento. Temos experiência de quase 40 anos prestando o mesmo serviço em Joinville, São Bento do Sul e em duas cidades do Tocantins, Palmas e Gurupi”, comenta o fundador da entidade e empreendedor do DrX Tech Hospital, Dr. José Aluísio Vieira, conhecido como Dr. Xuxo.
Ao todo, são cerca de 150 atendimentos por dia, usando 48 máquinas de hemodiálise, numa estrutura moderna e totalmente adequada ao bem-estar dos pacientes renais. O tratamento é indicado para pessoas com insuficiência renal aguda ou crônica grave, ou ainda quando a falência renal não pode ser revertida com medicamentos ou mudanças na dieta.
“Começar as primeiras atividades do hospital pelo atendimento renal vai muito ao encontro do desejo do Dr. Xuxo, que tem um histórico de benfeitorias relacionadas a essa especialidade médica e é um dos principais nomes da nefrologia no Brasil. Agora já estamos trabalhando para, até fevereiro de 2025, o Centro Cirúrgico Ambulatorial e de Diagnóstico (CCAD) com três salas cirúrgicas estar em pleno funcionamento, oferecendo também serviços essenciais como diagnósticos por imagem, endoscopia, laboratório de análises clínicas e patológicas, centro de oncologia e consultas médicas em diversas especialidades”, destaca o diretor geral, Murilo Sávio.
A obra já nasce grande e com recursos garantidos. Serão investidos cerca de R$ 118 milhões para conclusão do mais novo hospital de Balneário Camboriú e região. Esta escolha se deu depois de vários estudos sobre crescimento populacional, empreendedorismo, déficit de leitos e outros, que, juntos, nortearam a decisão pela cidade do litoral catarinense. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que existam três leitos para cada mil habitantes. No entanto, a região atualmente dispõe de apenas 1.067 leitos, muito aquém dos 2.243 necessários, conforme apontado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina.
“Essa lacuna coloca em risco a qualidade do atendimento e aumenta a pressão sobre as unidades existentes. Neste contexto, o DrX Tech Hospital não é apenas uma adição bem-vinda, mas uma necessidade urgente. Além de ampliar a oferta de leitos, também vai oferecer tratamentos de alta complexidade, algo que tem sido um gargalo na região”, pondera Dr. Xuxo.
Um legado de excelência
Aliás, ele sempre busca o primor em tudo o que faz. Formado em 1966, se especializou nos Estados Unidos para se tornar um dos profissionais mais renomados do mundo. Ao voltar para o Brasil, trouxe consigo o desejo de transformar a medicina em Santa Catarina. Foi assim que abriu a primeira UTI do Estado e a primeira unidade de hemodiálise. Em 1978, apenas três anos depois, realizou o primeiro transplante renal em solo catarinense, marcando o início de uma trajetória de impacto profundo na vida de muitos pacientes.
A criação da Fundação Pró-Rim é mais um dos grandes feitos do Dr. Xuxo. A fundação é líder mundial em índices de sobrevida, com uma taxa de mortalidade de apenas 8,2%, superando até mesmo o Japão, que ocupa a segunda posição com 9%.
Esse resultado reflete a dedicação da Fundação Pró-Rim não só ao tratamento médico, mas também ao cuidado integral dos pacientes, que vai além das portas do hospital. A atenção envolve o bem-estar em casa, o transporte seguro e até uma alimentação adequada. E tudo isso é possível graças aos 150 mil doadores mensais que, com suas contribuições, permitem que esse trabalho continue beneficiando tantas vidas.
Rua Sergipe, 03 – Bairro dos Estados
Balneário Camboriú (SC)