Google prevê onda global de turismo de luxo para 2025

Google prevê onda global de turismo de luxo para 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn

“Luxo”, “melhores experiências”e “feriados na praia” são alguns destaques para o turismo global nos próximos 6 meses, conforme apontado recentemente pelo Google. No Brasil, o turismo de luxo é evidente no litoral norte catarinense com suas praias cobiçadas, iates e imóveis icônicos. Com isso, na hotelaria, novos modelos de negócios começam a surgir como na Praia Brava de Itajaí, reduto de celebridades e público de alto poder aquisitivo. O hotel Villa d’Ozio, na beira mar, com apenas 25 apartamentos e só para adultos, trouxe um conceito diferenciado para atender à crescente demanda: de uma sofisticada “casa de praia”. É focado em serviços personalizados e confirma 100% de ocupação para o fim do ano.

“Eles (os turistas) estão procurando a melhor experiência que podem ter pelo seu orçamento. Querem se sentir em férias luxuosas”, disse a gerente sênior industrial Ailish English , do Google, em conferência recente e conforme publicado no canal britânico Travel Weekly no final de novembro. A executiva apontou ainda que, além de luxo e experiências, “feriados na praia” estão entre os destaque na base de dados e deverão seguir em alta nos próximos 6 meses nas buscas.

No Brasil, o turismo de luxo tem despontado no litoral norte catarinense com visitantes brasileiros e estrangeiros atraídos pelo alto índice de desenvolvimento humano, suas praias cobiçadas, sua infraestrutura para navegação e iates, além de imóveis que chegam a patamares de R$ 100 mil o m2. Redutos de luxo como a Praia Brava de Itajaí, que mescla produtos e serviços premium com ares “praianos”e natureza preservada, atraem celebridades e pessoas de alta renda. Nessa localidade, vizinha da famosa Balneário Camboriú, surgem modelos de negócios hoteleiros diferenciados para acompanhar a demanda, como o conceito de uma sofisticada “casa de praia” do hotel Villa d’Ozio, equipamento com apenas 25 apartamentos e opções com hidro privativa na varanda ou com vistas para mar e jardins. Só para adultos, oferece gastronomia autoral e é focado em serviços personalizados. O hotel já registra 100% de ocupação para o fim do ano.

“A Praia Brava é o bairro mais nobre da região e cresceu de forma acelerada nos últimos 5 anos se tornando um dos metro quadrados mais valorizados do país por suas características singulares que privilegiam os cenários naturais e repleta de refúgios de alto padrão como charmosas lojas, cafeterias, restaurantes, bistrôs e edifícios extremamente requintados. O público que frequenta a praia busca por descanso, privacidade, por serviços personalizados, por uma imersão na cultura local e querem aproveitar os ares praianos. Por isso, trouxemos o conceito “casa de praia”, para que ele realmente se sinta em sua casa com todo o conforto que merece e em frente ao mar” explica a gerente geral do Villa d’Ozio Andrea Santos.

“Com pouco mais de 2 anos de fundação, entramos no mercado para atender esse perfil de comportamento cada vez mais evidente no mundo. Trouxemos um ambiente intimista para a hotelaria da região, de alta qualidade, com restaurante próprio, ingredientes locais e feitos no hotel sob o comando de nosso chef. A área de lazer e wellness, os lounges de descanso e até os objetos decorativos, que mesclam peças de renomados artistas com itens da família de proprietários, apaixonada pelo mar – cada detalhe foi pensado para proporcionar experiências que combinam brasilidade com a colonização italiana do estado, e que acompanham tendências do turismo”, complementa. O hotel, com diárias que partem de R$ 1200, vem registrando aumento da ocupação ano a ano e prevê uma temporada de sucesso. Para a virada do ano, com 100% de ocupação, o público procedente do Sul e Sudeste é dominante. Para os primeiros meses do ano, segundo a gerente, o turismo doméstico deve seguir em destaque além do público do Mercosul como Chile e Argentina. 

O estado de Santa Catarina, da mesma forma, espera uma temporada de verão com alto fluxo turístico e que deve superar os 2,9 milhões de turistas registrados na anterior, de dezembro de 2023 a março de 2024. O turismo brasileiro também deve registrar crescimento com movimentação de quase R$ 158 bilhões na temporada, aumento de 1,7% em relação ao ano anterior, segundo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já de acordo com o relatório de tendências de construções de hotéis para a América Latina, divulgado pela norte-americana Lodging Econometrics (LE), especializada em inteligência hoteleira global, a previsão de aumento de projetos de hotéis e leitos para o mercado latino americano seguirá em alta para 2025, assim como vem ocorrendo em 2024, e os maiores pipelines estão nas categorias de luxo e luxo superior. Além disso, o Brasil e o México respondem pela maior fatia, 52% da contagem total de projetos previstos.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.