Como arranha-céus icônicos transformam cidades e impulsionam o desenvolvimento econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn

Assim como marcos da arquitetura como o Burj Khalifa, em Dubai, empreendimentos no Brasil começam a redefinir paisagens e atrair investimentos significativos. No Brasil, empreendimentos de destaque como o Edify One, em Itapema (SC), que trazem vasta experiência de um grupo de empresários do setor e vivências de executivos como o pai do Neymar, por meio da NR Sports, inclusive do mercado de luxo do Oriente Médio, seguem essa tendência ao projetar não apenas uma obra icônica para um novo skyline, mas também impactos econômicos e sociais que atraem investidores e turistas. 

De Dubai, com o Burj Khalifa, a Xangai, com a Shanghai Tower, grandes edifícios têm redefinido o conceito de urbanismo ao unir arquitetura imponente, turismo de alto padrão e valorização imobiliária. No Brasil, empreendimentos de destaque como o Edify One, em Itapema (SC), seguem essa tendência ao projetar não apenas uma nova obra que altera o skyline, mas também impactos econômicos e sociais que atraem investidores e turistas. Com uma torre de 140 metros de altura e área construída de 32 mil m², o Edify One já é considerado um marco na valorização imobiliária da região. 

A imponência do edifício, altamente tecnológico e totalmente cercado por esquadrias do chão ao teto, como um “aquário gigante” e moderno frente ao mar, tem por trás uma equipe de peso formada por empresários com vasta experiência no setor, incluindo a Bumaji Participações, Duo + Participações (TRIAD Construções e Incorporações e MWR Empreendimentos), Feitosa Participações  (Morart Imóveis e Arteprojeto) e a NR Sports, empresa comandada pelo Neymar Pai, e que além de proprietária do terreno agrega sua expertise e vivências em países que são referências mundiais como é o caso do Oriente Médio. 

Com apartamentos, que chegam a 966 m² e custam até R$ 40 milhões, o projeto integra inovações como automação residencial, fachadas ventiladas, garagens para carros de luxo com manual de manobra, academia que traz equipamentos, inclusive, para atletas de alta performance e estações de carregamento para veículos elétricos. “Cada detalhe do empreendimento foi projetado para oferecer exclusividade, bem-estar e sofisticação. Queremos transformar o conceito de moradia de alto padrão no Brasil”, afirma Manoela Passos Legarrea, sócia da construtora Edify.

Itapema e o impacto econômico

Assim como arranha-céus internacionais atraem atenção global, Itapema já colhe frutos da valorização gerada pelo mercado imobiliário de luxo. A cidade ocupa a segunda posição no ranking nacional de valorização, segundo dados do FipeZap, com empreendimentos que alcançam um aumento superior a 100% no valor dos imóveis entre o início das obras e a entrega.

Além de atrair investidores, empreendimentos como o Edify One transformam o turismo local ao criar um ambiente exclusivo. Suas áreas de lazer incluem piscina de borda infinita com vista panorâmica, academia assinada e espaços como wine room e spa. Essas características não apenas valorizam o mercado, mas também consolidam Itapema como um destino de luxo em Santa Catarina.

Referências internacionais e um novo padrão nacional

No exterior, empreendimentos icônicos têm papel de destaque no reposicionamento de cidades como polos globais. O Burj Khalifa, em Dubai, tornou-se um dos maiores atrativos turísticos do Oriente Médio, além de gerar bilhões de dólares em receitas anuais. No Brasil, a tendência de alinhar inovação e luxo começa a ganhar espaço com projetos exclusivos especialmente na região do litoral norte catarinense como Itapema e cidades vizinhas, que formam as top 3 em valorização de metro quadrado nacional. 

“Projetos como o Edify One  ajudam a consolidar o litoral catarinense como referência no mercado imobiliário de luxo e mostram como a união entre localização estratégica, tecnologia e design podem transformar cidades em polos de investimento e exclusividade”, completa Manoela.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.