Mercado promissor. Para atender o “novo consumidor”, Santa Catarina acompanha onda global e traz inovações em shoppings

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Maior shopping do país de alto padrão ligado à náutica e outro modelo focado 100% em conveniência e serviços são novidades ao estado que devem contribuir com o turismo e ao desenvolvimento socioeconômico. Apesar de ocupar pouco mais de 1% do território nacional, o estado de Santa Catarina está na 7ª posição em número de shoppings com área bruta locável de quase 660 milhões de m2, e a previsão é de expansão. 

Os shoppings no Brasil seguem em alta com movimentação de 468 milhões de pessoas ao longo do ano, segundo dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). A expectativa divulgada em congresso do setor este ano é seguir um aumento em torno de 5% a 10% ao ano até 2030. Dentro desse cenário promissor, novos empreendimentos surgem no país e outros se adaptam às novas tendências que vão além das compras, especialmente com o avanço do e-commerce. 

Santa Catarina, apesar de ser o menor estado do Sul e ocupar apenas 1,12% do território nacional, desponta nesse setor e está na sexta posição nacional em número de shoppings com quase 660 milhões de m2 de área bruta locável (ABL) conforme dados apresentados pela Abrasce por meio do Censo 2023/2024. Além disso, o estado já confirma novidades no setor, como é o caso do maior shopping dentro de marina e voltado para as águas do país. Com o início recente das obras, o Boulevard Marina Itajaí terá 33 mil m2 e 120 operações. Porém, o diferencial além de lojas de alto padrão focadas na experiência do consumidor e em trazer produtos diferenciados ao que já está disponível no mercado, será o próprio espaço arquitetônico, em conceito aberto com vista privilegiada para a baía e embarcações, que apostará em áreas verdes, de convivência, atrativos de lazer, além de ser pet friendly, mercado este em alta em todo o mundo. 

“O objetivo é fornecer não apenas benefícios comerciais, mas também criar espaços onde a cultura náutica, muito forte no local, e a do consumidor contemporâneo possam coexistir harmoniosamente, impulsionando passeios em família e também negócios já que pretendemos oferecer um mix de produtos e serviços que inclua espaços de alta qualidade para trabalhos remotos”, explica o responsável pelo Boulevard Marina Itajaí, Anderson Becker, e CEO da ABecker. 

“O modelo de shopping tradicional vai diminuir e o futuro está em criar centros comunitários vibrantes que atendam às necessidades específicas das regiões que atuam. São empreendimentos cada vez mais focados em qualidade, em localizações estratégicas como é o caso do Boulevard, que fica dentro de uma grande marina que é um dos principais cartões postais de Itajaí, no cobiçado litoral catarinense, em área nobre, além de instalações estrategicamente planejadas para o uso e adaptação de espaços”, conta o executivo. 

Agregar conveniências e serviços como rede de renome de academia, centro de saúde, áreas de trabalho, atrativos de lazer para os visitantes (incluindo os pets), lojas de marcas e franquias de renomadas grifes, além de facilidades como amplo estacionamento e segurança monitorada serão alguns dos focos da primeira fase de construção, resultado de um investimento de mais de R$ 100 milhões e com estimativa de conclusão  no verão de 2026/2027. A área de gastronomia é mais um dos destaques apontados por Becker para o Boulevard Marina Itajaí com foco em operações que tragam a culinária autoral e ambientes envolventes e temáticos, além de espaços para happy hour com opções de drinques diferenciados, cervejas artesanais e seleção de vinhos. O objetivo é atrair o fluxo de visitantes qualificados ao longo do ano, estimular as vendas e proporcionar mais um atrativo para Itajaí, cidade com maior PIB do estado, e para Santa Catarina.

Dentro desse conceito, pesquisa divulgada pela Abrasce neste ano apontou destaque para a categoria de “alimentação” com mais de 4,4 mil marcas distintas, o que corresponde a 18% do total de marcas em shoppings no país. Serviços e Conveniência é mais uma categoria de destaque nessa pesquisa, com 3.825 mil marcas (15,4%). 

Esses fatores também se alinham aos novos modelos internacionais. Pesquisa da Knight Frank sugere que quando se trata de shoppings de alto padrão, que ofereçam experiências integradas às filosofias das marcas, a ocupação é elevada.

Reconhecida pela visão inovadora em projetos e construções residenciais, comerciais e industriais e atenta às oportunidades de mercado, a Abecker, além do Boulevard Marina Itajaí também trouxe à Santa Catarina um modelo inovador com a marca Multi Space. A primeira unidade foi lançada recentemente em Araquari, importante área industrial e logística perto de Joinville, e é 100% focada em serviços e lazer para atender às necessidades daquela região. A expectativa de inauguração é para outubro de 2025, e a empresa pretende ampliar esse modelo e lançar em breve um novo projeto para a cidade de Joinville e deve expandir ao país com outras unidades nos próximos anos. 

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