A Câmara dos Deputados inaugura nesta terça-feira, 18 de fevereiro, às 16h, no Hall da Taquigrafia, a exposição “Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro”. A mostra celebra os 30 anos da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Pequim, na China, em 1995, e que contou com a participação de diversas parlamentares brasileiras.
A exposição ocupará o Corredor Tereza de Benguela, espaço que liga o Anexo 2 da Câmara ao Plenário, e estará aberta ao público a partir de quarta-feira, 19 de fevereiro, até 19 de março. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Organizada pela Secretaria da Mulher e pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, a mostra reúne fotos, dados estatísticos, vídeos, textos informativos e uma linha do tempo que destaca leis, políticas públicas e programas criados no Brasil para combater a violência e a discriminação contra as mulheres. O objetivo é ressaltar as conquistas das últimas décadas, revisitar os compromissos assumidos pelo Brasil e pelo mundo em relação à igualdade de gênero e refletir sobre os desafios que ainda precisam ser superados.
Um Marco Histórico
A IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em 1995, foi um marco global na luta pelos direitos das mulheres e meninas. Durante o evento, foram lançados a Declaração de Pequim e a Plataforma de Ação de Pequim, documentos que estabeleceram diretrizes para os países alcançarem a igualdade de gênero. A exposição na Câmara dos Deputados revisita esse legado e propõe uma reflexão sobre o caminho ainda a ser percorrido.