Paulo Teixeira Destaca Programa Desenrola Rural para Ampliar Produção de Alimentos no Brasil

Paulo Teixeira Destaca Programa Desenrola Rural para Ampliar Produção de Alimentos no Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Paulo Teixeira,Desenrola Rural,agricultura familiar,produção de alimentos,crédito rural,Pronaf,safra recorde,Conab,agroecologia,preço dos alimentos,BNDES,Planapo,Pronara,Mapa da Fome,bioinsumos

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, participou do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. Durante a entrevista com radialistas de todo o país, ele detalhou o Programa Desenrola Rural, que permitirá o refinanciamento de dívidas com descontos de até 96% para agricultores familiares, a partir da próxima segunda-feira, 24 de fevereiro. A iniciativa também facilitará o acesso ao crédito rural.

“O objetivo é aumentar a produção de alimentos no Brasil. Queremos que todos os agricultores participem desse momento importante, contribuindo para alimentar o povo brasileiro e tirar o país do Mapa da Fome”, afirmou Paulo Teixeira.

O Brasil possui 5,43 milhões de agricultores familiares, sendo que 1,35 milhão (33% do total) têm pendências financeiras. A renegociação abrange dívidas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), cartões de crédito, empréstimos em instituições financeiras, Crédito de Instalação e débitos inscritos na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos e outros débitos federais, todos com inadimplência superior a 1 ano.

“Quando assumimos, tínhamos 1,4 milhão de agricultores no Pronaf. Hoje, já são 2 milhões. Agora, queremos que os 1,3 milhão de agricultores com pendências possam renegociar e acessar financiamentos para aumentar a produção de alimentos”, explicou o ministro.

Safra Recorde e Impacto na Economia

O ministro destacou a estimativa de uma safra recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos na temporada 2024/25, um aumento de 9,4% em relação ao ciclo anterior. Esse crescimento é resultado de uma expansão de 2,1% na área cultivada (81,6 milhões de hectares) e de uma recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, prevista em 3.990 quilos por hectare. Caso confirmada, será o maior volume colhido na série histórica da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

“A agricultura familiar é responsável pelos alimentos in natura que chegam à mesa do brasileiro, como legumes, verduras, frutas, arroz e feijão. Já os grãos e proteínas são mais produzidos pelo agronegócio. Com essa safra recorde, esperamos impactos positivos no preço da carne e dos ovos, já que a produção de milho e soja influencia diretamente a ração animal”, explicou.

Queda nos Preços dos Alimentos

Paulo Teixeira também ressaltou a queda nos preços dos alimentos nos mercados. “Minha equipe encontrou arroz a R21,00(5kg),oˊleodesojaaR6,00 e flocão por menos de R1,00.Aaltaanteriorfoiimpulsionadapelodoˊlar,quechegouaR6,30. Agora, com a moeda mais estável, os preços estão caindo”, afirmou.

“Alimentos como carnes, ovos, açúcar, café e derivados de soja, que são exportáveis, subiram com o dólar. Mas, com a estabilização, já vemos uma melhora significativa”, complementou.

Agroecologia e Inclusão Social

O ministro também abordou medidas de apoio a pequenos agricultores, incluindo indígenas, quilombolas e mulheres chefes de propriedades rurais. “Aumentamos o financiamento para a agroecologia. Em parceria com o BNDES, lançamos um programa de crédito acessível para cooperativas agroecológicas. Além disso, o Planapo (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica) está em pleno funcionamento”, disse.

“No Dia Internacional das Mulheres, o presidente Lula lançará o Pronara (Plano Nacional de Redução de Agrotóxicos), que visa substituir agrotóxicos por bioinsumos. É uma revolução rumo a uma agricultura mais sustentável”, antecipou.

Participação no Programa

Participaram do “Bom Dia, Ministro” emissoras como a Rádio Nacional BrasíliaRádio Sociedade (Salvador/BA)Rádio Bandeirantes (Goiânia/GO)Rádio CBN Caruaru (Caruaru/PE)Rádio Central de Notícias (São Paulo)Rádio Jangadeiro BandNews FM (Fortaleza/CE) e Rádio Cultura (Belém/PA).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress