O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, participou do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. Durante a entrevista com radialistas de todo o país, ele detalhou o Programa Desenrola Rural, que permitirá o refinanciamento de dívidas com descontos de até 96% para agricultores familiares, a partir da próxima segunda-feira, 24 de fevereiro. A iniciativa também facilitará o acesso ao crédito rural.
“O objetivo é aumentar a produção de alimentos no Brasil. Queremos que todos os agricultores participem desse momento importante, contribuindo para alimentar o povo brasileiro e tirar o país do Mapa da Fome”, afirmou Paulo Teixeira.
O Brasil possui 5,43 milhões de agricultores familiares, sendo que 1,35 milhão (33% do total) têm pendências financeiras. A renegociação abrange dívidas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), cartões de crédito, empréstimos em instituições financeiras, Crédito de Instalação e débitos inscritos na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos e outros débitos federais, todos com inadimplência superior a 1 ano.
“Quando assumimos, tínhamos 1,4 milhão de agricultores no Pronaf. Hoje, já são 2 milhões. Agora, queremos que os 1,3 milhão de agricultores com pendências possam renegociar e acessar financiamentos para aumentar a produção de alimentos”, explicou o ministro.
Safra Recorde e Impacto na Economia
O ministro destacou a estimativa de uma safra recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos na temporada 2024/25, um aumento de 9,4% em relação ao ciclo anterior. Esse crescimento é resultado de uma expansão de 2,1% na área cultivada (81,6 milhões de hectares) e de uma recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, prevista em 3.990 quilos por hectare. Caso confirmada, será o maior volume colhido na série histórica da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
“A agricultura familiar é responsável pelos alimentos in natura que chegam à mesa do brasileiro, como legumes, verduras, frutas, arroz e feijão. Já os grãos e proteínas são mais produzidos pelo agronegócio. Com essa safra recorde, esperamos impactos positivos no preço da carne e dos ovos, já que a produção de milho e soja influencia diretamente a ração animal”, explicou.
Queda nos Preços dos Alimentos
Paulo Teixeira também ressaltou a queda nos preços dos alimentos nos mercados. “Minha equipe encontrou arroz a R21,00(5kg),oˊleodesojaaR6,00 e flocão por menos de R1,00.Aaltaanteriorfoiimpulsionadapelodoˊlar,quechegouaR6,30. Agora, com a moeda mais estável, os preços estão caindo”, afirmou.
“Alimentos como carnes, ovos, açúcar, café e derivados de soja, que são exportáveis, subiram com o dólar. Mas, com a estabilização, já vemos uma melhora significativa”, complementou.
Agroecologia e Inclusão Social
O ministro também abordou medidas de apoio a pequenos agricultores, incluindo indígenas, quilombolas e mulheres chefes de propriedades rurais. “Aumentamos o financiamento para a agroecologia. Em parceria com o BNDES, lançamos um programa de crédito acessível para cooperativas agroecológicas. Além disso, o Planapo (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica) está em pleno funcionamento”, disse.
“No Dia Internacional das Mulheres, o presidente Lula lançará o Pronara (Plano Nacional de Redução de Agrotóxicos), que visa substituir agrotóxicos por bioinsumos. É uma revolução rumo a uma agricultura mais sustentável”, antecipou.
Participação no Programa
Participaram do “Bom Dia, Ministro” emissoras como a Rádio Nacional Brasília, Rádio Sociedade (Salvador/BA), Rádio Bandeirantes (Goiânia/GO), Rádio CBN Caruaru (Caruaru/PE), Rádio Central de Notícias (São Paulo), Rádio Jangadeiro BandNews FM (Fortaleza/CE) e Rádio Cultura (Belém/PA).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República